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'Facebook de pequenos' vira referência
Rede social criada há três anos por jovens saídos da Unicamp faz sucesso ajudando na divulgação e na gestão de microempresários
Ferramenta ajuda pequenos e micro empreendedores a se profissionalizarem e a incrementarem ganhos
Três alunos da Unicamp criaram uma espécie de "Facebook de micro e pequenos empreendedores" que, em três anos, reuniu 22 mil cadastros e deve faturar R$ 200 mil em 2012, o dobro de 2011.
Na rede social, chamada de Empreendemia, a empresa cadastrada ganha um perfil pelo qual anuncia produtos e serviços, avalia empresas e tem acesso a ferramentas gratuitas de gestão, com orientação de fluxo de caixa e estratégias de negócios.
Mesmo sem cadastro, um potencial cliente pode acessar o perfil das empresas e tirar dúvidas por um chat disponível na própria rede.
Os criadores da rede social (um formado em engenharia de computação e dois em mecatrônica) têm de 25 a 27 anos: Millor Machado, Mauro Ribeiro e Luiz Piovesana.
Os jovens tiveram a ideia da "start-up" (empresa iniciante) a partir da seguinte percepção: micro e pequenos empreendedores têm dificuldade na profissionalização de processos de gestão e no planejamento de negócios.
"Fizemos pesquisas e identificamos os gargalos. Apesar de o setor crescer muito, após ter mais acesso ao crédito, ainda falta profissionalização", diz Piovesana, 27.
"O pequeno em geral é um técnico pouco familiarizado com ferramentas de administração. Não consegue nem identificar o problema pelo qual está passando."
No primeiro ano, os três sócios de Campinas fizeram um investimento total de
R$ 2.000 e, a partir disso, conseguiram financiamento de um fundo de investimentos. Hoje, vivem do negócio.
Segundo dados da Junta Comercial de São Paulo, em 2001, 81% dos 136 mil novos negócios no Estado eram de pequenas e micro empresas.
Em 2011, o percentual saltou para 92% das cerca de 445 mil novas empresas.
Para Antonio Carlos Ribeiro, gerente do Sebrae em Campinas, a alta taxa de mortalidade de pequenos negócios no primeiro ano (cerca de 27%) ocorre por falta de planejamento, o que poderia ser evitado por iniciativas como a da rede social.
"Se usadas de forma estratégica, ferramentas como essa orientam e chamam a atenção para aspectos de gestão, muitas vezes ignorados."
Dono de uma empresa de patentes em São Paulo, Anderson Leal afirma que passou a receber 12% mais contatos de novos clientes desde que se cadastrou na Empreendemia, em 2011.
Cristiano Freitas, dono de escritório de assessoria contábil em Campinas e cadastrado na rede social há um ano, diz que 15% de seu faturamento se deve a clientes que chegaram a ele por meio da ferramenta.