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Franqueador deve manter valor da marca
COLABORAÇÃO PARA A FOLHATransformar o seu negócio em uma microfranquia é uma possibilidade de aumentar os canais de venda. Para isso, afirma Artur Hipólito, diretor de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), basta que a ideia seja multiplicável.
Se o seu negócio cumpre essa exigência, para que você se torne um franqueador, alguns passos devem ser seguidos, de acordo com o consultor Juliano Pessine. O primeiro deles, salvo exceções em que o empresário já tem experiência, é testar aquilo que se pretende franquear.
Depois, a marca deve ser registrada no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para que possa ser usada pelos franqueados.
O próximo passo será a elaboração de um documento chamado circular de oferta, a ser entregue aos interessados em se franquear e com informações sobre o negócio, como o balanço da empresa e planos de investimentos.
Por fim, cabe também ao franqueador desenvolver manuais para orientar a atuação dos franqueados e padronizar o atendimento da rede.
Para o consultor Pessine, um dos desafios de quem se torna franqueador é manter a qualidade do serviço e o valor da marca, mesmo sem controlar o negócio tão de perto.
"Esse é um desafio, mas está ficando mais fácil. Consultoria de campo, clientes ocultos, monitoramento de redes sociais. O franqueador tem como detectar a insatisfação dos clientes."
SEGUROS
Virar uma franqueadora foi a opção da corretora de seguros Seguralta.
No mercado há 40 anos, há três começou a oferecer a marca a franqueados.
"A gente sentiu que existem muitos profissionais sendo demitidos devido à idade. Eles podem não ter R$ 150 mil para investir, mas podem ter R$ 25 mil", afirma Reinaldo Zanon, sócio da empresa.
Desde o início da franquia, já foram vendidas 370 unidades. Dessas, 100 são do formato padrão e 270 são microfranquias. (FO)