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Distribuidora brasileira é campeã de bilheteria

Cinema nacional caiu 12% no ano passado

RODRIGO SALEM DE SÃO PAULO

Segundo dados do mercado cinematográfico brasileiro de 2012 divulgados ontem pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), pela primeira vez em 20 anos uma distribuidora nacional ficou em primeiro lugar.

A Paris Filmes, que tem parcerias com a RioFilme e a DownTown, obteve participação em 18,7% dos ingressos vendidos em 2012 -a americana Paramount/Universal ficou em segundo, com 14,9%.

A estratégia da companhia brasileira, de acordo com o seu diretor-geral, Márcio Fraccaroli, foi investir em comédias nacionais populares e em franquias voltadas para o público adolescente.

"Não temos vergonha da decisão de fazer filmes comerciais", diz o executivo, que lançou sete dos dez filmes nacionais mais vistos do ano, inclusive o campeão de bilheteria "Até que a Sorte Nos Separe", que atraiu 3,3 milhões de espectadores.

Há outra razão para o sucesso da empresa. Ela é a distribuidora de "Amanhecer - Parte 2", último episódio da saga "Crepúsculo", que vendeu 9,4 milhões de ingressos no país, tornando-se a segunda maior bilheteria do ano -perde para "Os Vingadores", da Disney, com 10,9 milhões.

O cinema brasileiro, que lançou 83 títulos, tem, porém, pouco a comemorar. Seu público recuou 12,9% em relação a 2011; a renda encolheu 3,7%.

Os números contrastam com o crescimento do mercado geral no país, que faturou R$ 1,6 bilhão, um aumento de 12% em relação a 2011.

Em público, a ascensão foi pequena (1,7%), mostrando que as salas VIPs e 3D, mais caras, tiveram impacto na arrecadação final.


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