São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BÚSSOLA

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Vale a pena investir em imóvel nos EUA agora para vender em sete anos?

RESPOSTA DO CONSULTOR DE FINANÇAS MAURO CALIL, DA CALIL&CALIL - O investimento em imóveis faz parte da renda variável, ou seja, ganha-se dinheiro comprando barato e vendendo caro.
Veja que a valorização recente que tivemos nos imóveis brasileiros ocorreu por conta do crédito farto que deu vazão à demanda por moradia e somente após um período de cerca de cinco anos de preços praticamente estagnados.
Salvo raríssimas exceções de bairros e empreendimentos a tal alta fica dentro da média histórica, entre 10% e 15% ao ano, quando analisamos períodos superiores a dez anos.
Assim, a frase que resume a oportunidade de ganhos elevados no mercado imobiliário é: venda onde enriqueceram e compre onde enriquecerão.
O que valoriza um imóvel é seu entorno, ou seja, se o bairro ou cidade está em crescimento econômico os imóveis se valorizarão, na mão contrária, desvalorizarão, e isso independe do país em que o imóvel esteja. Há bons e maus negócios no Brasil ou fora daqui.
Haja com cautela e não tenha em mente a média de valorização ou desvalorização recente dos preços de todo um país. Isso será pouco útil. Lembre-se que imóveis são negociados em municípios e, dentro dos municípios, em bairros. Busque informações sobre o plano diretor municipal em cidades onde exista potencial de crescimento do PIB.
Você identificará tais cidades com potencial pelos projetos de investimento das esferas governamentais e pelos projetos de expansão de grandes indústrias.
Dentro das cidades e bairros restará identificar para qual tipo de edificação existe demanda sem oferta plenamente atendida.
Por exemplo: uma nova universidade demandará apartamentos de um dormitório. Um novo porto demandaria armazéns, e assim por diante.

EU INVISTO EM

Diogo Portugal,
Humorista


"Já me ferrei muito aplicando na Bolsa, me dei melhor investindo em imóveis e pretendo abrir um novo negócio fora do meu segmento. Acho importante não colocar os meus ovos na mesma cesta, no bom sentido é claro!"

CRISE Como a crise da Europa pode afetar a vida dos brasileiros nos próximos meses? Quais riscos as instituições brasileiras estariam correndo? Num cenário pessimista, qual seria o pior deles?
C. C. , de Itabuna

RESPOSTA - As instituições financeiras brasileiras passaram, desde o advento do Real, por severas regras de regulamentação que as fortaleceram.
O que de pior pode ocorrer ao nosso país é perdermos acesso ao mercado europeu, um grande parceiro econômico brasileiro. Isso faria com que nossas empresas exportadoras tivessem de buscar novos mercados rapidamente, sob o risco de demissão e, portanto, de crescimento do nível de desemprego.
Tal movimento já pode estar ocorrendo de maneira pontual, porém dados oficiais mostram que a economia continua crescendo, ainda que em ritmo mais lento que o inicialmente planejado. Fiquemos atentos ao desenrolar dos fatos.

FUNDOS
Fundos imobiliários têm liquidez em Bolsa?
A.

RESPOSTA - Nem todo fundo imobiliário é negociado em Bolsa, portanto, verifique antes de investir. A liquidez dos fundos com negociação em Bolsa ou balcão organizado tem aumentado e, mesmo que não haja negociação, via de regra existem ofertas de compra e venda para todos os produtos.

IMÓVEIS X OUTROS
Como aplicar R$ 110 mil? Quero comprar um imóvel, mas não sei se é o momento devido aos altos preços.
R.F.

RESPOSTA - Caso queira um imóvel nesse valor e tenha o dinheiro, compre. Não faria sentido esperar especulando sobre uma eventual queda nos preços que pode ou não ocorrer. Para um valor maior, sugiro que não financie, mas busque os consórcios, que não cobram juros, só taxa de administração.



Texto Anterior: Folhainvest: Líder ganha 1,49% na semana e amplia distância no ano
Próximo Texto: O assunto é normas bancárias: Novas regras para folhas de cheque passam a valer a partir desta semana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.