São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2011

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CARROS

Após medidas, consumidor perde participação nas vendas, diz GM

DE SÃO PAULO - O crescimento no emplacamento de carros no país está sendo sustentado pela venda para as empresas, afirma o presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila.
"O varejo está parado", comentou o executivo ontem, na apresentação para a imprensa de Grace Lieblein, que assumiu o comando da operação brasileira em junho, após passar pela presidência da montadora no México.
O movimento é reflexo das medidas tomadas pelo governo para conter o crédito.
A participação das empresas nas vendas da GM, que ficava entre 20% e 22%, passou para 27% neste ano e já preocupa a montadora. "A única demanda sustentável é a do varejo", ressaltou.
Os números da federação das concessionárias, no entanto, não mostram essa ampliação em todo o mercado.
Questionada sobre a perda de participação nas vendas de carros no país, de 20,2% para 18,5% na comparação entre os primeiros semestres de 2010 e 2011, Grace disse acreditar na recuperação dessa posição.
"Somos líderes em vários segmentos e estamos focados na satisfação do cliente e em preços competitivos." A GM ocupa a terceira posição, atrás de Fiat e Volkswagen.
No mundo, o maior mercado é o da China, seguido por EUA e Brasil. A previsão é investir no país R$ 2 bilhões neste ano, montante que faz parte dos R$ 5 bilhões do plano já anunciado para 2008 a 2012. (TATIANA RESENDE)


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