São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O ASSUNTO É CONTAS BANCÁRIAS

Débito Direto Autorizado funcionará com contas atrasadas a partir de 2012

DE SÃO PAULO

O sistema de apresentação eletrônica de boletos bancários, o DDA (Débito Direto Autorizado), que permite aos clientes consultar e pagar suas contas sem a emissão de papel, passará a funcionar com faturas vencidas a partir do próximo ano.
O DDA é diferente do débito automático porque não implica a cobrança automática, previamente acertada.
A única maneira de pagar títulos vencidos hoje é diretamente em caixas dos bancos atrelados à conta. O acerto deve ser feito em dinheiro.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a mudança pode ajudar a desafogar as agências, já que o pagamento de contas vencidas é hoje uma das principais causas das filas.
A entidade também destaca a maior segurança aos clientes, que não mais precisarão fazer os saques para liquidar as contas vencidas.
A novidade faz parte de um esforço da Febraban e parceiras para conseguir elevar a adesão ao sistema. A expectativa é que a entrada em vigor do novo recurso, prevista para março de 2012, adicione 48 milhões de títulos num período de 12 meses.
Hoje, o DDA abrange 10% do giro total de pagamentos. Desde a sua criação, em outubro de 2009, o serviço registra crescimento de 380%. Ao final de setembro, o total de usuários cadastrados no sistema somava cerca de 6,7 milhões de clientes.
Com 34 bancos cadastrados -99,9% da cobrança emitida no país -, o DDA conta cerca de 390 milhões de títulos registrados, com valor médio de R$ 1.000.

CARTÕES DE CRÉDITO
A entidade planeja desenvolver mais adiante adaptações para que o sistema incorpore faturas de cartões de crédito, que tem características específicas, como o pagamento parcial do débito.


Texto Anterior: Bússola: Trocar previdência VGBL por Tesouro Direto ou CDB seria mais rentável?
Próximo Texto: Maria Inês Dolci: Mais do mesmo na TV a cabo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.