Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

NSA monitorou islâmicos nos EUA, afirma site

DA ASSOCIATED PRESS

O site americano "The Intercept", do jornalista Glenn Greenwald, divulgou nesta quarta-feira (9) que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e o FBI (polícia federal americana) vasculharam e-mails de cinco influentes americanos de ascendência muçulmana, dentro do programa de vigilância de terroristas estrangeiros.

A descoberta foi feita com base em um relatório da NSA, obtido por Edward Snowden, ex-técnico da agência.

A lista inclui Faisal Gill, membro do Partido Republicano que serviu no Departamento de Segurança Interna durante o governo de George W. Bush (2001-2009). "Não sei o porquê [da investigação]. Servi na Marinha, no governo, sou ativo em minha comunidade --tudo o que um bom cidadão, a meu ver, deve fazer", disse Gill.

Outro monitorado é Nihad Awad, diretor do Conselho de Relações Americanas-Islâmicas, maior organização muçulmana de direitos civis dos EUA.

Segundo o site, todos negaram envolvimento com atividades terroristas ou de espionagem. Não está claro, de acordo com a publicação, se a NSA obteve autorização da Justiça para ver as mensagens.

Em nota, a NSA e o Departamento de Justiça disseram ser "inteiramente falso que agências de inteligência conduzem monitoramento eletrônico de ativistas, políticos ou religiosos só porque discordam de políticas públicas ou criticam o governo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página