São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dirigente de rede ligada à Al Qaeda é capturado

Comandante de operações estava armado no Afeganistão, diz Otan

Taleban contesta prisão e afirma que notícia da detenção é tentativa de baixar o moral de combatentes islâmicos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um importante comandante da Haqqani, rede paquistanesa ligada à Al Qaeda, no Afeganistão foi capturado, segundo a Otan (aliança militar ocidental).
Haji Mali Khan, que gerenciou bases e operações no Afeganistão e no Paquistão, foi detido na terça passada (27) na província de Paktia, em ação realizada por forças afegãs e estrangeiras. A informação foi divulgada ontem.
Considerado "grande comandante da Haqqani no Afeganistão", ele estava fortemente armado, mas "se entregou sem incidentes", informou a Otan, que não detalhou como identificou Khan.
O Taleban, para o qual a rede Haqqani prometeu submissão, contudo, negou que Khan tenha sido capturado.
"Acabei de falar com Haji Mali Khan. Ele está bem e em algum outro lugar e não foi preso", disse o porta-voz Zabihullah Mujahid. "Essa é uma notícia sem fundamento, divulgada para tentar baixar o moral dos mujahideen [combatentes islâmicos]."
A Otan diz ter prendido 1.300 suspeitos de serem insurgentes e 300 líderes da Haqqani. Cerca de 20 "facilitadores da rede" foram mortos, segundo a organização.

MORTE NO PAQUISTÃO
No Paquistão, próximo à fronteira afegã, um míssil americano matou na sexta-feira o paquistanês Haleem Ulla, informaram ontem oficiais do país e dos EUA. Ele pertencia a outro grupo com conexões com a Al Qaeda.


Texto Anterior: Assassinatos são noticiados em perfis no Twitter
Próximo Texto: Síria: País registra mais 3 mortes em ação de tropas de ditador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.