São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Palin anuncia que está fora da corrida à Casa Branca

Favorita do conservador Tea Party era quarta colocada em pesquisas

Ex-governadora quer ter 'liberdade' para fazer oposição a Obama; ela não declarou apoio a nenhum republicano

DE WASHINGTON

Favorita do movimento conservador Tea Party, a ex-governadora do Alasca Sarah Palin anunciou na noite de ontem que não disputará as eleições presidenciais de 2012 nos EUA.
"Depois de muitas orações e de considerar seriamente, decidi que não vou tentar a candidatura", disse Palin em um comunicado enviado a um radialista conservador.
Em conversa com o mesmo radialista, Mark Levin, Palin disse que, sem ser candidata, teria mais liberdade para ser ativa na campanha da oposição contra o presidente Barack Obama e dos governos estaduais e do Congresso.
"Espero ansiosamente usar todas as ferramentas à minha disposição para conseguir que as pessoas certas sejam eleitas", afirmou. Palin atribuiu sua decisão, parcialmente, à sua família. Na campanha de 2008, quando ela foi candidata a vice-presidente na chapa de John McCain, a gravidez de sua filha adolescente e solteira foi amplamente explorada pela mídia -a candidata pregava a abstinência sexual.
Em viagens pelo país desde 2009, e com frequentes aparições na TV e no rádio, Palin estava bem colocada nas pesquisas de intenção de voto entre os republicanos mesmo sem se dizer candidata. Em pesquisa divulgada nesta semana pelo "Washington Post" e a rede ABC, ela aparecia em quarto lugar, com 9% das intenções de voto.
Palin manteve o suspense até o último minuto, avivando rumores sobre a candidatura e indo a comícios. Por ora, a ex-governadora não declarou apoio a nenhum dos candidatos republicanos.
O cenário para a oposição está embolado, e o eleitorado republicano mostra dúvidas sobre os favoritos -o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, e o governador do Texas, Rick Perry, que decepcionou em debates.
(LUCIANA COELHO)


Texto Anterior: Família: Primas são apresentadas à presidente
Próximo Texto: Clóvis Rossi: Quando a crise encontrou Dilma
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.