São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Indignados' de Wall Street fazem marcha

Passeata no centro financeiro de Nova York atrai pelo menos 5.000

Movimento protesta contra situação da economia e pede que haja mais impostos sobre os milionários

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Ao menos 5.000 pessoas, entre sindicalistas, estudantes, trabalhadores e ativistas sociais se reuniram ontem no sul de Manhattan, em Nova York, para uma marcha a favor do movimento Ocupe Wall Street -que pela terceira semana promove a ocupação de um parque próximo ao centro financeiro da cidade.
Uma das mensagens mais repetidas na manifestação era "taxe Wall Street" e "taxe os milionários", medida em discussão nos EUA. "Somos 99%. Somos grandes demais para falhar", discursavam os manifestantes, em referência a um slogan repetido a partir da crise econômica de 2008. "Eles disseram que precisavam resgatar Wall Street. Três anos depois, não temos empregos", diziam os manifestantes.
Embora o movimento tenha sido iniciado por jovens, ontem o perfil dos participantes da marcha era variado. Havia aposentados, famílias com crianças e trabalhadores, além de membros de partidos de esquerda.
"Esse é um movimento espontâneo e crescente. Na eleição de Obama, embora se falasse também em esperança, ele estava ali para atender Wall Street", disse a administradora Erin Sheehan, 42.
"Tenho filhos e me preocupo com o futuro. Esse movimento fará diferença, embora ainda não esteja claro que diferença ele fará", afirmou o pastor John Dornheim.


Texto Anterior: Análise/Conselho de Segurança da ONU: Recusa a condenar Síria expõe poder dos Brics
Próximo Texto: "Não tive infância, e isso dói", diz Michael Jackson em gravação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.