UOL


São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

IRAQUE NA MIRA

Saddam pede o fim das sanções ao Iraque

DA REDAÇÃO

O ditador iraquiano, Saddam Hussein, pediu ontem o fim das sanções impostas há mais de 12 anos contra o seu país, afirmando estar cumprindo o desarmamento exigido pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU.
Em comunicado publicado após um encontro de cúpula do Partido Baath e do Conselho do Comando Revolucionário liderado por Saddam, o governo do Iraque apresentou uma lista de reivindicações que acredita que o CS deveria atender após o último relatório de Hans Blix, chefe dos inspetores de armas.
"O embargo contra o Iraque deve ser suspenso totalmente após as motivações dos EUA terem sido reveladas ao mundo e após o Iraque ter atendido às resoluções do Conselho de Segurança", afirma a nota, que chama britânicos e americanos de "mentirosos".
O CS aprovou um embargo econômico contra Bagdá após o país ter invadido o Kuait, em agosto de 1990 (ação que motivou a Guerra do Golfo, em janeiro do ano seguinte). Desde então, o Iraque pode apenas exportar quantidade limitada de petróleo, utilizando essa receita para comprar remédios e alimentos. As medidas prejudicaram muito a população, mas não foram capazes de levar à queda do regime de Saddam.
De acordo com aquelas resoluções, o embargo só seria suspenso após o Iraque ter comprovadamente se livrado de suas armas de destruição em massa.


Com agências internacionais


Próximo Texto: Críticos de Bush denunciam "caça às bruxas"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.