São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Bush volta a dizer à UE que gostaria de fechar Guantánamo

DA REDAÇÃO

Na cúpula entre EUA e União Européia, realizada ontem em Viena, o presidente americano George W. Bush afirmou que "gostaria de fechar a prisão de Guantánamo" e que as maiores diferenças com os europeus ficaram para trás. Falou de unidade em relação ao Irã, ao combate ao terrorismo e à ameaça da Coréia do Norte.
"Eu posso entender as diferenças em relação ao Iraque. Mas o que é passado já passou, e o que temos adiante é uma democracia promissora no Oriente Médio."
Ele também aceitou as críticas à manutenção da prisão de Guantánamo, onde 460 supostos terroristas estão detidos. "Entendo as preocupações, eu gostaria de fechar a prisão", disse.
Bush disse que 200 presos já foram enviados de volta a seus países de origem.
"Alguns precisam ser julgados pelos tribunais americanos. São assassinos de sangue frio que matarão alguém se voltarem para a rua."
Sobre o Irã, falou duro sobre a proposta conjunta dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, China, França e Rússia), mais a Alemanha, para que o país abandone seu programa de enriquecimento de urânio. "Os iranianos dispõem de semanas, não de meses, para responder à oferta", feita em 6 de junho.
"Os iranianos não deveriam demorar tanto para analisar uma oferta razoável", disse Bush. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ontem que seu país responderá a proposta em meados de agosto.
O americano disse ainda achar um "absurdo" que os europeus julguem a presença dos EUA no Iraque uma ameaça maior que o programa nuclear iraniano, como mostrou pesquisa recente.
Mais de 1.200 manifestantes anti-Bush tomaram as ruas de Viena. A ativista Cindy Sheehan, que perdeu o filho no Iraque e acampou na frente do rancho de Bush no Texas, liderou a passeata.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bolívia: Morales fala em soldados dos EUA disfarçados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.