São Paulo, domingo, 24 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Looks inspirados nos anos 60 evocavam glamour e tristeza

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA DE MODA

Amy Winehouse foi um dos maiores ícones de estilo da última década.
Um ícone pós-11 de Setembro- data que, na moda, detonou uma sequência de tendências, que foi do luto e dos looks mutante-fantasmagóricos (vide Lady Gaga) a um retorno à caretice.
Em entrevista à Folha em 2007, Amy disse se inspirar em donas de casa dos anos 60 para montar seus looks.
Ela se referia ao início dos anos 60. As donas de casa da época, sobretudo as da classe média, estavam de saco cheio da repressão, de tomar antidepressivo na cozinha e de manter a pose de rainha do lar - imagem de feminilidade cultivada durante os anos 50 e exportada via TV e cinema graças à publicidade norte-americana.
Os Estados Unidos estavam no início da guerra contra o Vietnã. As pin-ups, que tanto inspiraram os looks de Amy com seus vestidinhos tropicais e lenços no cabelo, mostravam seus corpos jovens aos soldados adolescentes que em breve morreriam aos montes até a retirada americana.
Essas moças, e seu charme sexy-melancólico, tinham um papel central no jogo da família careta e hipócrita: representavam a imagem da amante ideal.
O look Amy pode ser lido como crítica desajeitada à tentativa da moda (como padrão de comportamento) de ressuscitar o estereótipo da mulher submissa.
A roupa da dona de casa vintage, hype das falsas modernas de hoje, aparece junto com o look pin-up. O cabelo é fake. Tudo embalado num visual de escombros depressivos: olhos borrados, penteado caindo, sapatos esfolados, pele arranhada.
A modinha triste de Amy diz: não dá pra encarnar o modelo da perfeitinha sem a porção zumbi que ele inclui. Não dá para se prender à carapuça da amante-fetiche sem ficar reduzida a um fantasma que arrasta correntes.
Nesse armário, as imagens da perfeição e as da destruição dividem o mesmo cabide. Está na hora de tocar fogo nessas roupas.


Texto Anterior: Análise/O legado: Ela pavimentou o caminho para novas nomes do soul
Próximo Texto: Repercursão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.