|
Próximo Texto | Índice
MÍDIA
Nickelodeon suspenderá programação nos EUA por três horas em outubro e pedirá aos telespectadores que saiam para brincar
TV infantil sairá do ar para criança brincar
DA REDAÇÃO
Desligue a TV e vá brincar lá fora! A frase, ouvida com freqüência
pelas crianças da boca de seus
pais, agora será dita por uma rede
americana de TV para crianças.
Em 2 de outubro próximo, um
sábado, a Nickelodeon sairá do ar
por três horas nos EUA e pedirá a
seus jovens telespectadores que
brinquem no período.
No momento do desligamento,
previsto para o meio-dia, estima-se que a Nickelodeon -disponível nas TVs por assinatura brasileiras- tenha, só nos EUA, cerca
de 1,5 milhão de telespectadores
com idades entre 6 e 11 anos. Enquanto estiver sem programação,
a TV exibirá um texto dizendo
que é hora de sair para brincar.
"As crianças não estão brincando tanto depois da escola como
costumavam, então quisemos ter
a certeza de que saibam o quanto
isso é importante", disse a presidente da rede, Cyma Zarghami.
A ironia maior é que foi o surgimento de redes de TV voltadas
exclusivamente para crianças 24
horas por dia, como a Nickelodeon, que possibilitou a crianças
em várias partes do mundo passarem horas sem fim diante da tela
da TV. Mas, alega Zarghami, estudos mostram que as crianças hoje
não estariam vendo muito mais
TV do que há 15 anos.
"Nós não temos controle do
quanto as crianças assistem à programação da TV", disse ela.
Segundo levantamento da
ONU, 93% das crianças do mundo têm acesso à TV. E elas passam
pelo menos 50% mais tempo ligadas ao aparelho do que em qualquer outra atividade não-escolar.
Especialistas estão preocupados
também com o surgimento de
programação voltada para crianças cada vez mais jovens, como os
Teletubbies.
A Nickelodeon provavelmente
não perderá muita receita de propaganda durante a interrupção:
as empresas anunciantes serão
compensadas pela exibição de comerciais em horários diferentes.
A rede estima que gastará cerca de
US$ 10 milhões com sua campanha, batizada de "Vamos apenas
brincar".
Quando a programação voltar
ao ar, às 15h, trará um especial
com música e esportes ao ar livre
para, segundo a rede, estimular
seus espectadores a uma vida saudável e ativa.
Durante sua campanha, a Nickelodeon também patrocinará
"dias para brincar" em dez cidades dos EUA, convidando crianças para festas em parques. O ator
Denzel Washington e a estrela
teen Hilary Duff estão entre as celebridades que já gravaram anúncios para a campanha.
Se a idéia tiver sucesso, será que
a Nickelodeon adotará as três horas fora do ar de forma permanente? "Nossos operadores de cabo e anunciantes podem não gostar disso", ponderou Zarghami.
Com agências internacionais
Próximo Texto: Frase Índice
|