São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Manifestantes tomam sede de governo tailandês para depô-lo

DA REDAÇÃO

Milhares de manifestantes tomaram ontem em Bancoc a sede do governo tailandês e três ministérios, enquanto cerca de 30 mil protestavam nas ruas diante dos edifícios. Horas antes, um grupo armado com cassetetes e facas havia fechado por uma hora a sede da TV estatal NBT.
Segundo o governo, 85 pessoas foram presas.
Trata-se do maior protesto contra o governo do premiê Samak Sundaravej, que assumiu em janeiro após eleições que encerraram 15 meses de regime militar. Sundaravej é aliado do ex-premiê Thaksin Shinawatra, deposto em 2006 e acusado de abuso de poder e evasão de impostos.
"Não vamos sair daqui até a renúncia", disse Sondhi Limthongkul, líder da Aliança do Povo pela Democracia (APD). Organizadora dos protestos, a APD é um grupo conservador alinhado à monarquia e aos militares. Ela acusa Samak de governar em nome de Thaksin.
Analistas acusam a APD de incitar a violência a fim de levar o premiê a renunciar ou para instigar os militares a intervir. O Exército diz que "não haverá um golpe".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cisjordânia: Construção em colônias dobrou, diz ONG de Israel
Próximo Texto: Bolívia: Morales ameaça fazer referendos de Constituição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.