|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FRANCHISING
Universidades se tornam opção de ponto comercial para abrir lojas de marcas famosas
Faculdades abrem espaço às franquias
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O sonho de um comerciante ou
de um prestador de serviços franqueado é encontrar um bom ponto para abrir sua loja. Esse projeto
pode concretizar-se em um espaço ainda pouco aproveitado pelo
comércio: as universidades.
Elas reúnem, numa mesma
área, um público cativo -de classe média ou média alta, jovem e
com disposição para gastar-,
um local com segurança, limpo e
de aluguel viável.
"É um grande mercado, ao qual
pouca gente presta atenção no
Brasil", diz o presidente do Instituto Franchising, Marcelo Cherto.
Segundo ele, uma franquia em
"espaços alternativos" -como
universidades, hospitais, hipermercados e até mesmo bases militares- fatura entre 25% e 40% a
mais do que uma cantina normal.
Nomes famosos
Marcas como Casa do Pão de
Queijo, Pastelândia, Giraffas, Yázigi, Dunkin" Donuts, Mr. Pretzels, Café do Ponto e outras estão
atentas a essas possibilidades.
O centro universitário Uninove,
em São Paulo, tem as marcas Casa
do Pão de Queijo e McDonald's
presentes na praça de alimentação de seus dois campi. A gerente
de marketing do centro, Maysa
Simões, diz que é um bom negócio para todos. "A área é segura
para estudantes e lojistas, e o fluxo
de clientes é garantido." A Uninove tem atualmente 32 mil alunos.
Mas os franqueados devem seguir algumas regras para atuar
nesse mercado. Na Uninove, os
lojistas têm de abrir durante a semana, das 7h às 23h20 (para atender a todos os turnos), e não podem vender bebidas alcoólicas.
Nas férias escolares e nos finais de
semana, a abertura é facultativa.
Vantagens e desvantagens
A gerente nacional de expansão
da rede Casa do Pão de Queijo,
Renata Rouchou, afirma que o
mercado é bom, mas tem de ser
analisado com cautela. "É uma loja com sazonalidade, perde finais
de semana, férias. Além disso, se a
concorrência for desorganizada
[na praça de alimentação", é ruim
para o franqueado", diz.
A dica de Rouchou aos lojistas é
que negociem o aluguel do espaço
e o condomínio (limpeza e manutenção) levando em conta as perdas com os dias parados.
A Universidade Mackenzie
abriu as portas para três franquias
em 2001: Mr. Pretzels, Italian Express e Casa do Pão de Queijo. O
administrador da área de convivência do Mackenzie, José Eduardo Gonçalez, afirma que "os alunos gostaram muito da praça,
pois não precisam mais sair do
campus para comer".
Inglês
Em Belo Horizonte (MG), o
centro universitário Newton Paiva, que tem 14 mil alunos, abriga
uma franquia diferente. Em vez
de alimentação, educação. O Yázigi se instalou lá em 2001 para
oferecer aulas de inglês. Alunos de
alguns cursos, como secretariado
executivo bilíngue, cursam obrigatoriamente o Yázigi.
"Isso criou um diferencial para
nossa escola, e o feedback dos alunos foi favorável", afirma o reitor
da instituição, Newton Paiva. Para a franqueada Elizabete Ribeiro,
foi bom "associar duas marcas de
peso".
(RENATO ESSENFELDER)
Texto Anterior: Agenda Próximo Texto: Rede de turismo faz parceria com universidade Índice
|