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PEQUENOS E VIPS
Exclusivos a micro e pequenos, vão de atendimento especializado a financiamento na área tecnológica
Empresários desconhecem benefícios
TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL
Obter financiamento para a
aquisição de equipamentos tecnológicos sem juros ou com pra-
zo "esticado", contar com um
atendimento especial na agência
bancária, ter descontos nos gastos
com hospedagem e até pagar menos na contratação de um bufê.
Essas são algumas vantagens
oferecidas pelo mercado só para
empresas de micro, pequeno e
médio portes, que poucos empresários conhecem e utilizam. De
olho no potencial desses clientes,
diversos setores têm focado neles
e desenvolvido estratégias diversas a fim de fisgá-los e fidelizá-los.
Há até serviços destinados a
esse público e excludentes aos
grandes, que proporcionam facilidades como aperfeiçoamento
para exportação ou que permitem
a participação em feiras internacionais com baixo investimento.
"Entendemos que esse nicho
tem grande potencial de crescimento no país. Por isso estamos
afinando nosso pessoal para atendê-lo", diz Eduardo Castro, 39, diretor de segmentação do Unibanco. A instituição prevê investimento de R$ 2 milhões em treinamento de gerentes especializados.
Na Casablanca, que faz finalização de peças publicitárias, empresas de menor porte contam com
um núcleo diferenciado para
atendê-las. "É um espaço montado com equipamentos que ajudam a reduzir as despesas", explica a diretora Solange Cruz, 30.
Entre os clientes que a finalizadora "fisgou" com a estratégia, está Felipe Dianese, 45, diretor da
Sequência Cinematográfica. "Já
conseguir baratear em até 35% a
pós-produção de peças. É estratégico porque posso repassar a economia ao cliente e aumentar minha competitividade", analisa.
Subsídio
Para quem precisa de suporte
para o aperfeiçoamento de produtos e processos, uma boa opção
é recorrer ao Prumo, um programa do IPT (Instituto de Pesquisas
Tecnológicas) que conta com
uma espécie de laboratório móvel. As despesas para o contratante ficam em apenas R$ 900, já que
agências fomentadoras arcam
com a maior parte dos gastos.
Também é possível contar com
subsídio para participar de feiras
no exterior. Uma parceria entre a
Hannover Fairs, o Sebrae (Serviço
Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e a Apex (Agência de Promoção de Exportações)
reduz de 60% a 75% os gastos totais de participação para pequenos e médios empresários.
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