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São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003


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Anunciantes não mensuram retorno

DA REDAÇÃO

Ainda pouco acostumados ao funcionamento dos links patrocinados, anunciantes de pequeno porte demonstram dificuldade em avaliar o retorno do investimento, embora afirmem que o resultado tem sido "positivo".
"Enquanto o telefone estiver tocando e os e-mails chegando, está bom", afirma Degaulle Wagmaker de Paula, gerente da loja Tortugan (www.tortugan.com.br), que comercializa máquinas para indústrias alimentícias.
Segundo ele, o relativo "desleixo" é por conta do baixo investimento: R$ 720 mensais por palavras como "triturador", "ralador", "misturador" e afins.
Ana Pinheiro, 31, proprietária de uma pequena indústria de balões promocionais, a Big Format (www.bigformat.com.br), faz acompanhamento empírico: nos meses em que não anuncia, cai a visitação ao site. A home page é vista mais de 200 vezes por dia graças aos links (Yahoo!, Cadê? e TeRespondo). Em média, a operação consome R$ 800 por mês.
No caso das empresas virtuais, acompanhar os resultados da publicidade on-line é vital. "Anunciamos desde o início no Yahoo!, com mais de 20 palavras. É uma parceria que deu certo", diz o diretor da floricultura Flores Online (www.floresonline.com.br), Eduardo Casarini.

Papel e internet
O velho sistema de lista classificada também vende links on-line.
A versão eletrônica do Guia Mais não cobra nada para incluir empresas de todos os tipos em seu rol. À medida que os empresários vão aderindo aos planos pagos (de R$ 22, R$ 57 e R$ 91 por mês), contudo, ganham direito a benefícios: aparecer em primeiro lugar nas páginas, ganhar mais espaço para texto, incluir link para o site próprio ou mesmo agregar uma pequena fotografia ao texto.
"O grande diferencial é que a empresa não precisa ter um site próprio para anunciar dessa forma", afirma a gerente de produtos de internet do Guia Mais, Cíntia Steijntjes. A firma pode fornecer apenas telefone e endereço no anúncio -o que ainda é impossível em um buscador de internet, que requer um link específico.



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