|
Texto Anterior | Índice
FRANCHISING
"Trinca" de negócios está entre as franquias que mais crescem; só no ano passado, o faturamento saltou 11%
Área de esporte, saúde e beleza demonstra vigor
MIRELLA DOMENICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Crescimento de 11% no ano passado em número de unidades,
11% em faturamento e 23% na
quantidade de empregos diretos.
Haja "saúde". Aliás, não só "saúde" mas também "beleza" e "esporte". Esses três itens formam
o segmento que está entre os líderes de expansão no franchising.
"Nos últimos dois anos, o setor
tem sido o que mais cresceu, superando até ramos tradicionalmente fortes em franquias, como
o de alimentação", afirma o consultor Paulo Ancona Lopez.
De acordo com os especialistas,
a tendência de alta continua. "O
aumento da procura por esses negócios está diretamente ligado às
mudanças de hábito de consumo
dos brasileiros, ao culto à beleza e
à preocupação maior com a saúde", afirma o presidente do Instituto Franchising, Marcelo Cherto.
Em campo
No ano da Copa do Mundo, novidade em negócios na área esportiva é o que não falta. Alguns
exemplos são as escolas de futebol
Fla, Denilson Show e a Escola de
Esportes Minas Tênis Clube (confira opções no quadro ao lado).
"Muitas associações e colégios
nos solicitavam para dar consultoria. Agora estamos formatando
a franquia para expandir a marca
e nosso conhecimento", afirma
Luiz Eymard Zech Coelho, gerente de projetos do clube mineiro.
Quem decidiu apostar em saúde
diz não se arrepender. É o caso do
médico Ronaldo Acatauassu Nunes, que há seis anos tem uma
franquia da Amil em Belém (PA).
"Sem o apoio da rede, jamais teria
a possibilidade de obter a tecnologia que a franqueadora possui."
O gerente de pesquisa e planejamento estratégico do Sebrae-SP
(Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas),
Marco Aurélio Bedê, dá a "receita
médica" para a saúde de uma
franquia: "O importante é fazer
um bom planejamento da empresa e buscar assessoria técnica".
Texto Anterior: Novato precisa obter orientação Índice
|