São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ROTATIVIDADE DE COLABORADORES "O "turnover" é uma janela por onde voam os lucros da empresa." A frase, de Ênio Pinto, 39, gerente de educação empreendedora do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), resume uma realidade que muitas vezes passa desapercebida pela maioria dos empresários. Afinal, a regra do mercado é "enxugar quadros" sempre que as coisas sinalizam não irem bem. "Cerca de 80% das micro e pequenas empresas brasileiras são de comércio e de serviços. Nelas, o colaborador tem um papel muito importante. São os vendedores quem alavancam as vendas, são eles quem trazem os lucros", esclarece Pinto. Para ele, o modelo de remuneração comissionada é o melhor nesse cenário, e a rotatividade deve ser evitada. "Gasta-se tudo de novo para recrutar e treinar um novo funcionário", observa. Texto Anterior: 8 - Gostar, mas não saber fazer Próximo Texto: 10 - Conceito em aberto Índice |
|