São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004 |
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BARATEAR PARA MANTER CLIENTELA Foi o tempo em que produto ou serviço baratos eram sinônimos de clientela fiel. Não adianta mais acreditar que o preço baixo vai funcionar por si só como âncora da empresa. Fatores como concorrência internacional e exigência por parte dos consumidores contribuem para minar a estratégia considerada "certa" há algumas décadas. Valor agregado é o conceito que resume a tendência e segundo o qual o cliente paga não só pelo que comprou, mas pelos benefícios implícitos na marca. Conrado Schlochauer, 34, da E-lab SSJ (escola de negócios), lembra que, para ter preço menor que a concorrência, é preciso oferecer algo a menos que ela. "Pode, por exemplo, ser menos divulgação ou menos qualidade. Essa escolha reduz as chances de sobrevivência a longo prazo", diz. Nem para ganhar mercado ele aprova a estratégia. "O cliente não é fiel. Quando o preço subir, ele pára de comprar." Texto Anterior: 11 - Contenção de custos exagerada Próximo Texto: 13 - Ausência de indicadores Índice |
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