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FRANCHISING
Saturação do mercado leva marcas a investirem em parcerias e em formatos alternativos
Redes planejam expansão agressiva
BRUNO LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Desenvolver formatos alternativos para suas franquias é a estratégia usada por redes que já conquistaram a maioria dos shoppings das principais cidades do
país para continuar a expandir.
Durante a ABF Franchising Expo, feira que terminou ontem em
São Paulo, grandes redes como
Hering e Shell anunciaram estratégias agressivas de crescimento.
Sem estande na feira, o grupo Accor aproveitou a semana para
anunciar sua entrada no mercado
de franchising, com as bandeiras
Ibis e Mercure -as primeiras
franquias hoteleiras do país.
O fast food Bon Grillê, que só
atua em shopping centers, revelou que em agosto abrirá seu primeiro restaurante de rua, provavelmente no Rio de Janeiro. "Nos
shoppings, não temos para onde
expandir", afirma o coordenador
de fast food, Breno Bromberg.
Em princípio, o formato não
abrirá à noite e nos finais de semana, mas terá prioridade nos serviços de entrega em domicílio. São
Paulo também deve ganhar uma
unidade do tipo até o fim do ano.
Habib's e Bob's apostam nos
formatos mais acessíveis. "Vamos
atingir cidades menores e nichos
dentro do mercado já explorado",
diz João Augusto Penna, diretor
de operações do Habib's, que,
além de expandir o formato de
entregas em domicílio 28 Minutos (que exige investimento de R$
400 mil), lançará três modelos em
faixas de preços menores.
O Bob's apresentou na feira seu
novo formato "superminiloja",
estrutura pré-fabricada em aço,
com equipamentos como o passador de sanduíches redimensionados. O investimento (cerca de
R$ 200 mil) é 50% menor do que o
da loja tradicional. "Ele é ideal para praças, supermercados, postos
de gasolina. E, se houver necessidade de mudar de ponto, toda a
loja cabe em uma carreta", diz o
diretor de franquias, Flavio Maia.
A Casa do Pão de Queijo diz que
sua expansão também passa por
locais alternativos, como faculdades e até laboratórios. De acordo
com o diretor-presidente da rede,
Alberto Carneiro Neto, todas as
unidades do laboratório Delboni
Auriemo ganharão uma franquia
da Casa do Pão de Queijo. Quem
já é franqueado terá preferência.
Com um mesmo franqueado, a
Livraria Nobel e a Casa do Pão de
Queijo vão abrir em São Paulo
uma loja "meio a meio" -espécie
de evolução dos quiosques de cafeterias dentro da livraria. A Nobel, que diz estar negociando parcerias com Dunkin'Donuts, Rei
do Mate e Café Pelé, busca outros
franqueados que queiram ter dois
franqueadores nas novas lojas.
A Hering Store também ganhou
uma versão mais enxuta -com
redução de até 35% no investimento- para atuar no interior e
em shoppings menores. Segundo
Karin Hering, gerente de franquias, a intenção é abrir de 20 a 25
novas franquias em 2003 -50%
delas no novo formato.
Nesta semana, a Shell dá início a
uma nova fase de sua estratégia de
expansão: com a assessoria da
Guettá Franchising, selecionará
seis franqueados "com perfil empreendedor" em um seminário
em São Paulo (para se inscrever,
acesse www.shell.com.br). O investimento vai de R$ 100 mil a R$
200 mil para uma movimentação
mensal de cerca R$ 800 mil.
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