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FRANCHISING
Ação de marketing bem planejada vai além da fidelização
Cliente feliz chama mais investidores
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Nas grandes redes de franquias,
conquistar o cliente final tem
sempre objetivo duplo: além de
potencializar as vendas, é um jeito
de atrair novos franqueados.
A estratégia é apostar em uma
ação de marketing que seja capaz
de sensibilizar, ao mesmo tempo,
o franqueado e o consumidor.
Deixar a clientela apaixonada pe-
la marca é a melhor receita para
ter um franqueado feliz.
Na Camarão & Cia., por exemplo, começa neste mês o programa de fidelização "Clube do Camarão". Com cadastro voluntário
(informando nome, e-mail, telefone e data de nascimento), o
cliente juntará pontos para ganhar pratos grátis e terá outros
benefícios, como ofertas personalizadas, baseadas em seus gostos.
Para o franqueado, a principal
vantagem será saber quem são
seus melhores fregueses. "Ele te-
rá um ranking de seus clientes.
Poderá, se quiser, fazer uma ação
para os 20 melhores. Também
será mais fácil corrigir eventuais
defeitos do negócio. Se um bom
cliente diminuir a freqüência à
loja, por exemplo, o franqueado
poderá procurá-lo e saber o que
houve", explica o gerente de marketing, Gustavo Pedrosa.
Já a 10 Pastéis aposta em produtos para o público que segue dietas. Mas pastel não engorda? A rede responde com uma versão de
pastel light com 43% menos calorias e outra com 35% menos carboidratos (à base de farinha de soja), para agradar a quem segue
dietas como a de Atkins. As novas
receitas chegam às lojas em setembro, e a idéia é aumentar o faturamento dos franqueados.
Na China House (entrega de comida chinesa), 4 das 5 unidades
servem agora também pratos da
Vivenda do Camarão. Para a Vivenda, a ação é um teste do mercado de delivery, no qual entrará
em cerca de 30 dias em sua franquia do Itaim, em São Paulo.
Já a China House, que já teve
parceria para servir chás da rede
Rei do Mate, o interesse é ampliar
o mix de produtos e, com isso, engordar os lucros dos franqueados
e da franqueadora.
(BRUNO LIMA)
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