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Aumentar lucro é a melhor saída
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Há três maneiras de uma empresa atingir sua meta de capitalização: contar com recursos de terceiros, converter em investimentos bens do patrimônio pessoal
dos sócios ou gerar por si mesma
o lucro necessário. A última alternativa é, sem dúvida, a melhor.
Aumentando o lucro, a firma
escapa dos juros bancários e poupa o patrimônio dos sócios. Até
aqui, nenhuma novidade para
quem tem um negócio e enfrenta
as dificuldades do mercado.
O primeiro passo para aumentar o lucro, ensinam especialistas,
é conhecer bem a situação da empresa. Por mais incrível que pareça, segundo o Sebrae-SP (Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas de São Paulo), a maioria dos pequenos empresários
não sabe se seu negócio dá lucro
suficiente e, por esse motivo, pode
estar operando no vermelho sem
saber (veja quadro na pág. 3).
Calculados o lucro ideal e o lucro mínimo necessário à sobrevivência da empresa, o foco deve ser
o aumento da produtividade, que
não implica necessariamente aumento de vendas. O caminho é
treinar funcionários para não
desperdiçar matéria-prima e para
não ter de refazer serviços.
Manter uma estrutura de custos
adequada também é importante,
sempre com o desafio de manter a
qualidade, ensina o consultor financeiro José Carlos Cavalcante.
"Quando o gasto fixo é maior do
que 30% das vendas mensais, é
quase certo que a empresa esteja
no vermelho." Reavaliar o pro-labore e a retirada dos sócios também seriam pontos essenciais.
A recomendação é a de que o
pro-labore (devido somente aos
sócios que trabalham na empresa) seja fixo e adequado à capacidade de pagamento da empresa.
As retiradas de lucro, segundo o
consultor, devem ocorrer a cada
seis ou a cada quatro meses, guardando sempre 50% do lucro para
recapitalização da empresa.
Outra dica é adotar estratégias
que reduzam o ciclo financeiro da
empresa. Para calcular o ciclo,
basta somar o tempo médio de estoque de mercadorias e o tempo
médio para receber vendas a prazo e subtrair o prazo médio de pagamento a fornecedores.
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