|
Próximo Texto | Índice
NATAL NA VITRINE
Enfeitar corretamente loja com motivos natalinos embeleza e atrai consumidor
Decoradores apostam no tradicional
PALOMA VARÓN
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A alta nos juros -e o anúncio
de que ainda haverá outras- é
mais um motivo para os comerciantes investirem em atrair os
consumidores para as compras
do Natal. E não há melhor divulgação, para as lojas, que a vitrine.
Para evitar o arrefecimento das
compras, o comerciante tem de
expor o seu produto de forma
adequada. A opinião é do economista Emílio Alfieri, economista
da Associação Comercial de São
Paulo, e ecoada por vitrinistas e
profissionais de merchandising.
Segundo a decoradora e empresária Cecília Dale, investir na decoração de Natal "é uma forma de
mostrar que está comemorando
com o público, uma maneira de
mostrar respeito pela clientela".
Na hora de decidir como enfeitar o ponto-de-venda, lojistas e
decoradores apostam no estilo retrô. "Neste ano, a tendência é um
retorno à decoração tradicional.
As cores são vermelho, verde,
branco e dourado", diz Conceição
Cipolatti, diretora artística da Cipolatti, empresa especializada em
decoração de Natal.
Isso significa que a figura do Papai Noel, a árvore de Natal, as renas, os laços e as luzes não podem
faltar. As luzes, aliás, são apontadas por todos como um item essencial e que deve vir sempre em
quantidade. "Natal é exagero, é
como o Carnaval, tem de ter excesso", defende Pedro Pezzuol,
que decora fachadas de lojas como Mont Blanc e Tiffany's.
Já o decorador Eduardo Stadnik
pondera: "Em uma vitrine de rua,
tem de ter muita luz mesmo, para
chamar a atenção de quem passa
de carro. Mas, num shopping, é
preciso ser mais cauteloso, pois,
além de os fiozinhos ficarem aparentes, às vezes, as luzinhas concorrem com a iluminação do
shopping e perdem brilho."
Para montar a decoração, vale
garimpar em vários lugares. As
lojas da rua 25 de Março, no centro, são uma boa fonte de matéria-prima. "O importante não é a
origem, mas o que se faz com o
produto", afirma Stadnik, que
acompanhou a reportagem da
Folha em diversas lojas para
apontar as tendências deste Natal
Próximo Texto: Atraídas, crianças levam pais às lojas Índice
|