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FEIRA
Evento, na 30ª edição, é o maior da América Latina do setor de calçados e de artigos em couro
Couromoda espera 50 mil visitantes
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A princípio, o empreendedor
corre o risco de se perder na enxurrada de números que fazem
parte da 30ª edição da feira Couromoda, direcionada às empresas
do setor de couro para calçados e
para acessórios de vestuário.
O evento, que começa depois de
amanhã e vai até sexta-feira, dia
17, vai ocupar 42 mil metros quadrados no pavilhão de exposições
do Anhembi, em São Paulo. No
espaço, abrigará 800 expositores
-responsáveis por 80% da produção nacional de calçados.
Cerca de 50 mil "visitantes profissionais" (lojistas e compradores no atacado) são esperados para a feira, que está 15% maior do
que a edição de 2002 e é a terceira
maior do mundo nesse segmento.
Desse encontro entre comércio
e indústria é esperada uma movimentação de nada menos do que
R$ 8 bilhões -20% de todo o volume de negócios realizados
anualmente pelo setor no país.
Confiança
À primeira vista, a época de realização da feira parece pouco propícia. Em janeiro os negócios estão pouco aquecidos e, para piorar, um novo governo acabou de
assumir o poder, deixando empresários em compasso de espera.
O presidente da Couromoda,
Francisco Santos, aponta na direção contrária. "Janeiro é mês de
reposição de estoques para os lojistas, e o crescimento da feira
mostra que o setor deu um voto
de confiança ao presidente Lula."
Fernando Santoro, gerente de
marketing da fabricante de calçados Toni Salloum, diz sofrer com
o cenário econômico negativo.
"A maior dificuldade não é
competir com a concorrência,
mas com a renda achatada do
consumidor. Porém, estamos
com boas expectativas." A marca
pretende lançar 20 coleções.
Luís Alfredo Maia, gerente de
negócios da Diadora, está controlando o entusiasmo. "Não é bom
criar grandes expectativas de vendas. Para nós, as negociações vêm
depois do evento", afirma.
A fabricante Free Way planeja
bater recorde de público. "Esperamos atender mais do que as
1.500 pessoas do ano passado",
conta a gerente Adriana Dias.
Para conquistar mercado, as estratégias são várias. A West Coast
pretende agregar valor à marca e
trocar clientes da classe C pelos da
classe A, mais abastada. Já a Marisol busca consolidar a sua posição
como fabricante de calçados para
bebês e crianças.
30ª Couromoda: de 14 a 17 de janeiro,
das 10h às 19h, no pavilhão de exposições do Anhembi (av. Olavo Fontoura,
1.209, Santana); entrada franca para profissionais do setor; informações:
www.couromoda.com.br.
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