São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002


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PLANEJAMENTO

Não crie estoques de problemas

Gerenciar movimento de produtos é vital para não tropeçar em desperdício ou em atendimento falho

Planejar o primeiro estoque e, daí para a frente, mantê-lo em ordem para atender a demanda sem desperdício é um dos pontos mais difíceis -e perigosos- do negócio. Observe alguns procedimentos para evitar perdas e garantir um bom atendimento: A primeira decisão do empreendedor é optar entre ter um espaço próprio ou utilizar o de empresas especializadas em armazenagem e distribuição. O estoque deve ser instalado no mesmo ponto-de-venda se o produto for retirado pelo cliente (como em supermercados e farmácias). No caso de espaços terceirizados, devem ser avaliados itens como as condições de higiene e de segurança e a localização do almoxarifado.

O primeiro abastecimento deve ser feito com base nas encomendas existentes (considerando tempo de produção, prazo de entrega do fornecedor e o combinado com o cliente) ou na data de abertura da loja.

Produtos alimentícios e químicos exigem regras de conservação e armazenamento. É imprescindível a obtenção de alvarás, como o da Vigilância Sanitária.

Manter itens desnecessários no estoque pode provocar desperdício por vencimento do prazo de validade e investimentos desnecessários com capital de giro.

Recomenda-se negociar prazo de pagamento dos produtos com os fornecedores para ter a chance de vender antes, sem descapitalizar a empresa para pagá-los.

É bom fazer um controle diário sobre o que sai e o que entra. Após os primeiros meses, dá para detectar o ciclo de produção e a quantidade para manter um estoque mínimo que garanta os prazos de entrega.


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