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EXPORTAÇÃO
Movimento quer desfazer mitos sobre o Mercosul
RENATO ESSENFELDER
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA
Exportar é preciso, mas não é
fácil. Vários empecilhos dificultam a disputa por mercados
internacionais, especialmente
para as micro e pequenas empresas, que produzem em pequena escala e raramente têm
acesso a linhas de crédito.
O primeiro obstáculo, porém, é cultural. Segundo analistas ouvidos pela Folha, muitos
empresários não cogitam a
possibilidade de exportar.
Para desmitificar a idéia de
exportação como privilégio reservado às grandes corporações, o Monampe (Movimento
Nacional da Micro e da Pequena Empresa) promoveu, no último dia 7, em Curitiba (PR), o
"1º Encontro da Micro e Pequena Empresa do Mercosul".
O objetivo, diz o presidente
da entidade, Ercílio Santinoni,
foi de integrar pequenos empresários do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
"Temos de investir para superar a crise, motivar o empresariado e incentivar as exportações. E é natural que nos voltemos para o Mercosul porque é
o mercado mais próximo."
As propostas do movimento
são de formação de associações
de pequenos exportadores, troca de informações entre as instituições representativas do
empresariado e treinamento de
pessoal qualificado para auxiliar nas operações comerciais.
Além disso, o Monampe defende que a receita proveniente
de exportações não influa sobre o cálculo da alíquota de
contribuição do Simples.
A organização decidiu encaminhar as propostas para representantes do governo do
presidente eleito Luiz Inácio
Lula da Silva (PT).
Alca
O secretário-geral da recém-criada Olamp (Organização
Latino-Americana da Micro,
Pequena e Média Empresa), o
argentino Roberto Cristaldi,
afirmou que, além da lucratividade, há outro bom motivo para os empresários do Mercosul
fortalecerem os vínculos.
"É agora ou nunca, senão a
Alca (Área de Livre Comércio
das Américas) nos engole."
As negociações para a criação
da Alca, diz Cristaldi, não incluem as pequenas empresas.
"Precisamos nos fortalecer para ter voz nessas discussões."
O jornalista Renato Essenfelder viajou a Curitiba a convite do Sebrae
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