São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Pesquisa recém-divulgada pelo Sebrae compara desempenho das empresas nos meses de fevereiro de 2003 e de 2004

Faturamento de micro e pequenas caiu 17,9 %

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O faturamento real das micro e pequenas empresas do Estado em fevereiro deste ano caiu 17,9% em comparação com fevereiro de 2003. Foram R$ 3,2 bilhões a menos. Os dados são de pesquisa divulgada pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). Foram consultadas 2.703 empresas de micro e pequeno porte nos setores de serviços, comércio e indústria de transformação.
"Mesmo considerando que neste ano fevereiro teve menos dias úteis, a queda surpreende bastante. Isso é reflexo do fraco desempenho da economia. As pequenas sofrem com isso", analisa o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca.
Apesar de registrar a queda no faturamento, a pesquisa traz dois dados positivos: nas pequenas, o pessoal ocupado se manteve estável (não houve fechamento de vagas), e os salários aumentaram 4,1%. Para Ricca, no entanto, trata-se de um esforço de sustentação. "As empresas estão chegando ao seu limite de manutenção. Se não houver mudanças [no faturamento], haverá queda na massa salarial e demissões."
De acordo com ele, a atual estabilidade do quadro de funcionários é um indício de que as empresas estão aguardando uma definição das tendências da economia. O aumento dos gastos com a folha de pagamento é explicado pelos dissídios trabalhistas realizados no final do ano passado.
O setor mais sacrificado foi o comércio, que teve diminuição de 20,6% no faturamento e aumento de 9,2% nos gastos com salários. A indústria faturou 11,2% menos, e os serviços, 19,3% menos.
As micro e pequenas, de acordo com o Sebrae-SP, representam 99% das empresas existentes no Estado de São Paulo e respondem por 67% do pessoal ocupado no setor privado. (BRUNO LIMA)


Texto Anterior: Novela
Próximo Texto: Panorâmica - Franchising 1: Panashop planeja abrir 200 unidades em três anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.