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EM ANDAMENTO
Precedência e notoriedade geram discórdia
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Chegar primeiro nem
sempre garante o direito de
uso exclusivo da marca.
"Hoje em dia, na era da informação, há que considerar
também a notoriedade",
analisa Antonella Carminatti, do escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes, que representa a americana Yahoo!, do mecanismo de busca na internet, em contenda
judicial com a Brasil Express, que produz equipamentos esportivos com a
marca Yahoo desde 1986.
"Já naquele ano foi feito o
depósito da marca", diz o
advogado Marcelo Carvalho, que defende a Brasil Express. "Mas o registro só saiu
em 1999. A empresa de internet chegou ao Brasil em
meados da década de 90. A
Brasil Express já estava estabelecida havia dez anos."
"A Yahoo! surgiu no mercado há seis anos, mas rapidamente se tornou muito famosa. Tem o direito de usar
a marca", defende Carminatti, apoiando-se no fato de
que o mecanismo de busca
se tornou inquestionavelmente conhecido no país, o
que levaria o consumidor a
ligar automaticamente "Yahoo" a seu cliente.
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