|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Primeiro impacto conquista clientela
Foco em decoração, iluminação e circulação pode render negócios a empresários, lojistas e médicos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Quando o assunto é atrair bons
negócios, há uma lista básica de
pré-requisitos a serem atendidos:
oferecer produtos de qualidade,
atendimento de primeira linha,
com credibilidade, além de caprichar na decoração. Isso mesmo, a
primeira impressão em relação ao
visual do escritório, da loja ou do
consultório médico pode arrebatar ou distanciar de vez o cliente.
Segundo Mara Souza, 46, diretora do ambulatório de Psicologia
do Hospital das Clínicas, a arquitetura pode, além de atrair clientes, beneficiar a produção dos
funcionários, já que formas e cores mexem com as emoções. "Há
uma satisfação em passar horas
em um lugar quando existe a sensação de aconchego."
O primeiro conselho dos especialistas consultados pela Folha
diz respeito à circulação: ambientes que recebem pessoas durante
todo o horário comercial devem
ter essa preocupação.
"É importante dar independência tanto para os funcionários do
local, para que sigam a rotina normalmente, como para os visitantes, os clientes e os fornecedores,
que não devem ficar aglomerados
sem conforto nem se trombando
no hall de entrada", afirma o arquiteto Luciano Graber, 50.
De acordo com Jordão Torres,
40, professor de arquitetura promocional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a circulação funcional tem
de ser aplicada em qualquer local
e para todos os tipos de consumidores. Torres ainda chama a atenção para uma nova tendência:
corredores mais largos.
Segundo a norma que regulamenta a parte interna dos estabelecimentos comerciais, a largura
mínima deles é de 1,50 m, espaço
suficiente para a locomoção de
usuários de cadeira de rodas.
(LS)
Texto Anterior: Quando decorar é sinônimo de lucrar Próximo Texto: Escritórios modernos optam por bancadas e "aquários" Índice
|