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CAPA
Com anúncios até em banheiros, empresários apostam em táticas alternativas para atrair consumidores
Surpresa é a estratégia de pequenos
BRUNO LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Sem recursos para divulgar seus
produtos e serviços em anúncios
de jornal, rádio e televisão, pequenas empresas apostam na criatividade para se apresentar ao cliente
quando ele menos espera.
Vale anúncio no banheiro, conversa de comadre, receita de médico, imitação do concorrente,
faixa no sinal fechado, patrocínio
de atletas iniciantes e doação de
produtos a artistas.
"Na hora de secar as mãos, não
tem jeito. O cliente acaba vendo o
anúncio", diz Gabriel Pires de
Amorim, 45, proprietário da escola Templo Shaolin, que oferece
aulas de kung fu e tai chi chuan e
anuncia em dez secadores automáticos de mãos em shoppings
de São Paulo. Quando o aparelho
é usado, ilumina o anúncio, exibindo foto e telefone da empresa.
O gasto mensal é de R$ 70 por
aparelho. Ele não fez contas exatas, mas diz que a empreitada já
rendeu pelo menos dez novos alunos, que devem ficar de dois a três
anos na academia. Amorim conta
que, depois do luminoso colocado na porta do estabelecimento,
do site da empresa na internet e
do anúncio nas páginas amarelas
da lista telefônica, a publicidade
nos banheiros foi a ação que mais
atraiu alunos para a academia.
"Outros tipos de propaganda
que fiz, como anúncios em revistas de bairro, não deram resultados positivos", revela ele. "O pessoal acha engraçado, mas quem se
interessa vem logo. O anúncio
atinge em cheio quem está procurando [aulas de kung fu]. Os outros ficam conhecendo."
O restaurante Bello Bello, na zona oeste de São Paulo, investiu
cerca de R$ 10 mil na criação do
Espaço Soneca, local do estabelecimento onde os clientes, depois
de comer, podem descansar ou
fazer a sesta. O espaço fica no andar inferior do restaurante, e a expectativa de aumento de clientes é
de 30%. Um casal usando pijamas
e pantufas chegou a ser contratado para promover a novidade.
O marketing alternativo também serve para complementar estratégias de promoção de produtos. No caso da Stevita, que produz e comercializa adoçantes feitos com a planta stevia, a estratégia é sensibilizar médicos endocrinologistas, a exemplo do que
fazem os grandes laboratórios farmacêuticos, para que recomendem o produto a seus pacientes.
Giro pelo país
Na Paraíba, para conquistar
mercado, a estratégia de Hênio
Régis, 36, dono da fábrica de sorvetes Buon Gelatto, foi uma única
faixa e um belo preço. Enquanto
os concorrentes vendiam a lata de
dez litros por R$ 25, o empresário
usou a faixa para avisar que cobrava R$ 9,60, mantendo a margem de lucro em torno dos 20%.
Depois, resolveu entrar no mercado de miniporções, com picolés
e sorvetes em potinhos: formatou
freezer e cartazes, seguindo o modelo das grandes Nestlé e Kibon.
No Espírito Santo, o empresário
Fabiano Zumach, 27, dono da pequena fábrica Andrajos Jeans,
conta que, pretendendo exportar,
anunciou em veículos de comunicação nos EUA. "Não deu certo,
não tive retorno", diz. Agora, ele
aposta em uma estratégia simples:
há cerca de três meses criou versões do site da empresa em inglês
e em espanhol. "Já estou recebendo propostas por e-mail", revela.
Em Roraima, os produtores do
arroz Itikawa contaram com a
ajuda da família para conquistar
os supermercados. "Com muita
insistência consegui que colocassem meu produto no corredor.
Não era nem na prateleira", conta
a empresária Isabel Itikawa, 45.
O passo seguinte foi avisar a família para espalhar a "fofoca",
mas sem dizer que o arroz era de
parentes. "Itikawa é o sobrenome
do meu marido. Meus 11 irmãos e
nossos amigos saíram dizendo
que haviam experimentado um
arroz muito bom e indicando onde comprar", conta ela.
Outra ousadia que, segundo a
empresária, deu certo, foi a instalação de sua usina em frente ao
beneficiamento do maior produtor de arroz de Roraima. "Marcamos presença", afirma ela.
Em Minas Gerais, a Maleteria
Cláudia Farah, que fabrica bolsas,
malas e pastas, escolheu como estratégia presentear artistas. A
idéia é que os famosos circulem
com os produtos em festas e em
programas de TV. Nesta semana,
a empresa define presentes para
atores do elenco da novela Celebridade, da Rede Globo.
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