São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006


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Documentos e promoção são dúvidas

DA REPORTAGEM LOCAL

São muitas as questões para quem é exportador de primeira viagem. Tributação e câmbio nem sempre são temas simples de entender. Mas são a promoção comercial e a documentação o que gera mais questionamentos de empresário paulistano.
É o que indicam os dados da Central de Atendimento ao Exportador, um sistema de orientação que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e a BM&F mantêm desde agosto de 2003.
Até a última quinta-feira, os dois itens somavam 38% dos 1.701 atendimentos feitos nesses quase três anos de atividades.
Roteiro de exportação (285), tributação (137) e câmbio (31) foram outros três temas que geraram dúvidas às empresas.
E são principalmente as firmas de alimentos (164), têxteis (141), de serviços (119) e de artesanato (102) que mais usam o serviço.
A central de dúvidas, que funciona por e-mail e por telefone, é apenas uma das ações do programa. Além dela, as entidades disponibilizaram um site em que é possível encontrar informações como o passo-a-passo para a exportação, um catálogo de exportadores paulistas e dados sobre importações e exportações no Estado.

NA INTERNET
www.exporta.sp.gov.br
POR TELEFONE
0/xx/11/3272-7374

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