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FEIRA
Cerca de 250 expositores vão oferecer equipamentos, opções de franquia e cursos de capacitação
Salão agrupa mil idéias para investir
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Quem pensa em abrir ou incrementar seu empreendimento terá
a oportunidade de conferir mais
de mil idéias no 11º Salão de Novos Negócios, que começa nesta
terça-feira (dia 30) em São Paulo.
O evento vai contar com cerca
de 250 expositores. A edição do
ano passado gerou em torno de 20
mil contratos fechados, segundo
cálculo dos organizadores.
"Há sugestões para quem quer
investir a partir de R$ 100 no projeto", diz Clélia Iwaki, coordenadora de novos negócios do salão.
Assim, quem pretende se capacitar para tocar um empreendimento próprio terá chance de fazer cursos como os de artesanato,
montagem de calçados, confecção de lembrancinhas, estética facial e massoterapia. Ao todo, serão mais de 50 alternativas, com
média de custo de R$ 100.
Já aos empresários que querem
"turbinar" seu negócio, Iwaki
aponta uma gama de equipamentos. "Há alguns anos, a maioria
das máquinas se concentrava na
área de alimentação, mas hoje a
oferta é mais diversificada."
Na faixa de R$ 2.000 a R$ 15 mil,
ela destaca aparatos como máquinas para fabricar bijuterias, tijolos
"ecológicos" e embalagens, além
de carrinhos de alimentos.
Para os dispostos a investir valores acima de R$ 15 mil, haverá,
além de equipamentos mais caros
-como os de personalização de
embalagens-, algumas opções
de franquia, especialmente na
área de ensino de informática.
Também participam do evento
o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar suas linhas de crédito para
consulta àqueles que precisam tomar um certo fôlego financeiro.
Auto-análise
Para Manfredo Arkchimor
Paes, 54, consultor de administração geral do Sebrae-SP (Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas), uma visita a feiras ajuda a identificar oportunidades.
Mas só recomenda fechar negócio aos que já localizaram uma
brecha de atuação e pesquisaram
desde vocação até concorrência.
"Quem ainda não tem tudo isso
consolidado pode aproveitar o
evento para formar contatos, conhecer produtos e fornecedores e
informar sobre o mercado."
Iwaki acrescenta que à visita deve ser adicionada uma dose de auto-análise. "Uma condição para
que o investimento dê certo é que
o empreendedor deixe de lado a
impulsividade e veja se o perfil do
negócio é compatível com o dele."
(BRUNA MARTINS FONTES)
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