|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FRANCHISING
Crise intensifica busca pelo formato ideal
Redes franqueadoras reavaliam operações
DA REDAÇÃO
Redesenhar o formato, aparar
"arestas" dos manuais e aumentar os resultados da rede sem fazer
crescer os custos é a tendência
atual no mundo do franchising,
tanto para quem enfrenta problemas com o sistema como para
quem não tem reclamação.
"O franchising passa por esse
momento de maturidade desde o
ano passado, mas houve uma intensificação neste ano, devido às
incertezas geradas pela crise",
afirma Marcelo Cherto, 48, presidente do Instituto Franchising.
Na Babylandia, de móveis infanto-juvenis, o sistema foi revisto focando o investimento do
franqueado. "Agora ele se responsabiliza pelo ponto comercial, e
nós ficamos com o estoque e com
a montagem", diz Gerson Ricardo
Favilla, 42, diretor comercial.
O formato ainda é o de franquia,
e o parceiro paga a taxa de propaganda, que varia de acordo com a
cidade. Em Curitiba, fica em 3%
sobre o faturamento bruto.
"Esse caminho não é o mais indicado, porque, apesar de retirar
do franqueado a preocupação
com o capital de giro, pode gerar
problemas futuros para o franqueador. Mas vale a pena tentar,
realizando testes práticos antes de
adotar as modificações para toda
a rede", observa Cherto.
Justamente na fase de testes está
o novo sistema da Roxos e Doentes (lojas de material esportivo).
Com dez unidades próprias e
quatro franquias, a rede quer fazer do interessado um sócio.
"Buscando um maior envolvimento do franqueado, percebemos que o ideal é ter um sócio. Ele se torna parceiro só naquela loja e
fica com a construção do local e a
decoração. Nós entramos com o
mesmo valor, só que em mercadoria", diz Antonio Armando Pereira, 39, sócio-proprietário.
A mudança veio para ajustar
problemas. "Os franqueados têm
liberdade para negociar com fornecedores, e às vezes encalhavam
muitos artigos. Faltou sinergia de
ambos", analisa Pereira.
ONDE ENCONTRAR:
Babylandia: 0/xx/11/4191-4211; Roxos e Doentes:
0/xx/11/6236-1073; Instituto Franchising: www.institutofranchising.com.br.
Texto Anterior: Giro pelo evento: Opções vão de saúde a moda Próximo Texto: Vitrine: Sistema certo de telefonia dá "voz" à empresa Índice
|