São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING

Crise intensifica busca pelo formato ideal

Redes franqueadoras reavaliam operações

DA REDAÇÃO

Redesenhar o formato, aparar "arestas" dos manuais e aumentar os resultados da rede sem fazer crescer os custos é a tendência atual no mundo do franchising, tanto para quem enfrenta problemas com o sistema como para quem não tem reclamação.
"O franchising passa por esse momento de maturidade desde o ano passado, mas houve uma intensificação neste ano, devido às incertezas geradas pela crise", afirma Marcelo Cherto, 48, presidente do Instituto Franchising.
Na Babylandia, de móveis infanto-juvenis, o sistema foi revisto focando o investimento do franqueado. "Agora ele se responsabiliza pelo ponto comercial, e nós ficamos com o estoque e com a montagem", diz Gerson Ricardo Favilla, 42, diretor comercial.
O formato ainda é o de franquia, e o parceiro paga a taxa de propaganda, que varia de acordo com a cidade. Em Curitiba, fica em 3% sobre o faturamento bruto.
"Esse caminho não é o mais indicado, porque, apesar de retirar do franqueado a preocupação com o capital de giro, pode gerar problemas futuros para o franqueador. Mas vale a pena tentar, realizando testes práticos antes de adotar as modificações para toda a rede", observa Cherto.
Justamente na fase de testes está o novo sistema da Roxos e Doentes (lojas de material esportivo). Com dez unidades próprias e quatro franquias, a rede quer fazer do interessado um sócio.
"Buscando um maior envolvimento do franqueado, percebemos que o ideal é ter um sócio. Ele se torna parceiro só naquela loja e fica com a construção do local e a decoração. Nós entramos com o mesmo valor, só que em mercadoria", diz Antonio Armando Pereira, 39, sócio-proprietário.
A mudança veio para ajustar problemas. "Os franqueados têm liberdade para negociar com fornecedores, e às vezes encalhavam muitos artigos. Faltou sinergia de ambos", analisa Pereira.


ONDE ENCONTRAR:
Babylandia: 0/xx/11/4191-4211; Roxos e Doentes: 0/xx/11/6236-1073; Instituto Franchising: www.institutofranchising.com.br.



Texto Anterior: Giro pelo evento: Opções vão de saúde a moda
Próximo Texto: Vitrine: Sistema certo de telefonia dá "voz" à empresa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.