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MERCADO
Para desmitificar idéia de elitismo, designers apresentam materiais mais acessíveis e duráveis
Design inova para atrair pequenas
DA REPORTAGEM LOCAL
Desmitificar o design, tornando-o mais acessível às empresas
de pequeno e de médio porte.
Com essa proposta, o Centro
São Paulo Design e o Sebrae-SP
(Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lançaram,
neste mês, um catálogo de novos
materiais que reúne aplicações de
tecnologias e de processos desenvolvidos recentemente.
As novidades -todas surgidas
na indústria ao longo dos últimos
cinco anos- vão do couro vegetal ao inox colorido, passando pelo algodão geneticamente modificado (que floresce com fibras pigmentadas na tonalidade desejada
pelo produtor).
O lançamento da publicação foi
acompanhado da montagem de
uma exposição com 22 produtos
criados por designers e projetistas
renomados para comprovar a utilidade dos novos materiais.
"A idéia é auxiliar pequenos e
médios empresários a saber mais
sobre as funções tecnológica e estética do design", observa Milly
Tepperman, presidente do Centro São Paulo Design.
"É preciso tirar do design esse
aspecto elitista, de que é algo caro
e só para as grandes firmas. Queremos colocá-lo na pauta da pequena empresa, mostrando que
representa diferencial competitivo para seus produtos", completa
Marcelo Dini, do Sebrae-SP.
Entre os novos materiais apresentados, muitos seguiram a tendência de mais preocupação com
o ambiente. Um exemplo é o Pano Gueto, marca de couro para
revestimento produzido pela
Gueto Ecodesign. Feito a partir da
costura e da modulação de resíduos da indústria calçadista, ganhou aplicação na espreguiçadeira Lynx, projetada por Karin
Wittmann Wilsmann.
Uma parceria entre a Formica e
a Tergo Soluções em Imagens Digitais emplacou o conceito de que
"substrato também decora",
transformando a fórmica, conhecida como revestimento, em material-base para a fabricação de
móveis que podem inclusive ganhar cores ou aplicações de imagens digitalizadas.
(TATIANA DINIZ)
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