São Paulo, segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011

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Estacionamento é local de casamento

Juntando design, estacionamento e casamentos

Por MICHAEL BARBARO

MIAMI BEACH, Flórida - Nina Johnson fez uma busca em uma lista de locais para sua cerimônia de casamento: salões de baile de hotéis, restaurantes, salões de eventos. No fim, ela escolheu o ambiente mais glamuroso que conseguiu encontrar: um estacionamento.
"Quando vimos o lugar, ficamos estarrecidos", contou Johnson, 26, diretora de uma galeria de arte. "É verdadeiramente deslumbrante."
Estacionamentos podem trazer muitas palavras à mente -ratos, latas de cerveja, odores não identificáveis. "Deslumbrante" não costuma ser uma delas.
Mas, aqui em Miami Beach, casais que pretendem se casar, famílias de meninos que farão seus bar mitzvás e apresentadores de eventos de caridade estão fazendo fila para usar algo que parece inimaginável: um lugar que mistura arquitetura de alto nível e espaço para estacionar carros.
A estrutura em questão, um estacionamento de US$ 65 milhões no endereço 1111 Lincoln Road, parece ser algo inteiramente inovador: um trabalho de arquitetura que lembra um loft gigantesco, com tetos de altura exagerada, vistas abertas de 360 graus e nenhuma parede externa.
O lugar é, sob muitos aspectos, uma ode à cultura dos automóveis sofisticados de Miami. Em lugar de tentar esconder os carros, os celebra abertamente.
Ao mesmo tempo em que os aficionados por carros se alegravam, algo inesperado começou a acontecer.
Pessoas comuns começaram a vir também -sem a intenção de estacionar no local.
"Fui até o último piso e depois fui descendo", contou o arquiteto Peter Lampen, que viajou de Nova Jersey com o propósito de conhecer o estacionamento de sete andares.
Quando Robert Wennett, colecionador de arte contemporânea, comprou o imóvel, em 2005, o lugar era uma agência bancária pouco interessante e um estacionamento na esquina das ruas Lincoln e Alton.
Devido às normas de zoneamento da cidade, que sofre de escassez crônica de espaço para estacionamento, seria lucrativo construir um estacionamento grande no local.
Wennett, que admite odiar a maioria dos estacionamentos nos quais já deixou seu carro, contratou a firma de arquitetura suíça Herzog & De Meuron, conhecida por converter uma usina elétrica na galeria Tate Modern, em Londres, e projetar o estádio Olímpico de Pequim.
Wennett disse aos arquitetos que queria algo que lembrasse o grande saguão de uma estação ferroviária: espaçoso, arejado e que chamasse a atenção.
Para dar o retoque final à sua criação, os arquitetos construíram um piso superior altíssimo que também faz as vezes de espaço para eventos, com barreiras de estacionamento que podem ser retiradas.
O lugar pode ser alugado por cerca de US$ 15 mil por noite.
"Não é um estacionamento, na realidade -é um espaço cívico", disse Wennett. E é também uma residência particular. Wennett construiu para si um apartamento na cobertura.


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