São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

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Os números do atendimento

Ao contrário do que costuma ocorrer em período de grandes coberturas, a Olimpíada e o primeiro turno das eleições municipais não fizeram crescer o número de manifestações à ombudsman. Foram 1.843 de julho a setembro, um recuo de 15% em relação ao segundo trimestre e de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em média, recebi cerca de 30 novos casos por dia útil.
No mais, o balanço do atendimento mostra pouca mudança. O e-mail segue avançando como recurso mais utilizado pelo leitor para contatar a ombudsman, a ponto de o telefone agora ter percentual quase tão modesto quanto os de carta e fax.
Quanto ao tipo de mensagem, continuam a liderar os protestos de conteúdo (pessoas que discordam e/ou se sentem prejudicadas pelo que o jornal publica).
Também o ranking de áreas que mais geram manifestações pouco se alterou.
A exceção que merece registro é o crescimento continuado da participação da Folha Online. A operação eletrônica do jornal, que até recentemente pouco aparecia na correspondência do leitor com a ombudsman, agora surge à frente de editorias como Cotidiano e Ilustrada.
Com a ajuda da Redação, o número de casos antigos sem resposta tem diminuído. Repito o apelo que costumo fazer nos balanços trimestrais: se o seu é um deles, não deixe de me procurar novamente. Farei o máximo para abreviar a espera.



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Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


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