|
Texto Anterior | Índice
Os números do atendimento
Ao contrário do que costuma
ocorrer em período de grandes
coberturas, a Olimpíada e o primeiro turno das eleições municipais não fizeram crescer o número de manifestações à ombudsman. Foram 1.843 de julho a setembro, um recuo de 15% em relação ao segundo trimestre e de
5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em
média, recebi cerca de 30 novos
casos por dia útil.
No mais, o balanço do atendimento mostra pouca mudança.
O e-mail segue avançando como
recurso mais utilizado pelo leitor
para contatar a ombudsman, a
ponto de o telefone agora ter percentual quase tão modesto
quanto os de carta e fax.
Quanto ao tipo de mensagem,
continuam a liderar os protestos
de conteúdo (pessoas que discordam e/ou se sentem prejudicadas pelo que o jornal publica).
Também o ranking de áreas
que mais geram manifestações
pouco se alterou.
A exceção que merece registro
é o crescimento continuado da
participação da Folha Online. A
operação eletrônica do jornal,
que até recentemente pouco
aparecia na correspondência do
leitor com a ombudsman, agora
surge à frente de editorias como
Cotidiano e Ilustrada.
Com a ajuda da Redação, o
número de casos antigos sem
resposta tem diminuído. Repito
o apelo que costumo fazer nos
balanços trimestrais: se o seu é
um deles, não deixe de me procurar novamente. Farei o máximo para abreviar a espera.
Texto Anterior: Ombudsman: "Erramos" envergonhado Índice
Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman,
ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br. |
Contatos telefônicos:
ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. |
|