São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Índice

Unidade de desinformação

Como Chacrinha, certos textos vieram para confundir, não para explicar. Tome-se esta nota publicada quinta-feira no caderno Equilíbrio:
"Que barrigudo tem mais chance de desenvolver problemas cardíacos não passa de um mito. Isso não é verdade. "O excesso de gordura na barriga pode causar problemas como hérnia de hiato, mas não afeta diretamente o coração. A obesidade é um fator de risco sempre, não importa se é localizada ou não", explica o endocrinologista Cyro Guimarães".
Espanta a quantidade de dúvidas que algo tão curto pode suscitar. O que não é verdade? Que barrigudo tem mais chance de desenvolver problemas cardíacos ou que isso não passa de um mito? Se obesidade é um fator de risco "sempre", como a localizada (no caso, na barriga) não seria? Fator de risco para quê? Para não falar nos leitores que ignoram o que seja hérnia de hiato.
Por certo existem respostas para todas essas perguntas, mas nenhuma está no texto.
Às vezes, na tentativa de enfeitar, o jornal consegue apenas ser obscuro.
É prática da Folha quantificar, para efeito de avaliação interna, as "unidades de informação" de suas páginas. Notas como a do barrigudo deveriam ser computadas em outra categoria, a de "unidades de desinformação".



Texto Anterior: Omdudsman - Renata Lo Prete: No topo dos erros
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.