|
Texto Anterior | Índice
Notícia, anúncio
Muitas falhas podem ser atribuídas à Folha, mas dentre elas
não está o hábito de permitir que
interesses da área Comercial se
misturem ao noticiário.
Na segunda-feira, porém, houve um chato escorregão, quando
o anúncio de um banco, em formato de "u" invertido, enquadrou, isolando-o totalmente, um
texto jornalístico que, numa primeira mirada, facilmente se
confundia, assim, com a própria
publicidade.
O mesmo anúncio saiu no
"Globo", com problema idêntico,
e no "Estado de S.Paulo", sendo
que, nesse último, o texto embutido fingia ser noticioso mas era
do próprio banco.
Compreende-se que os publicitários busquem formas criativas
capazes de -nos termos de um
leitor que reclamou desse "desrespeito" para com a reportagem
enquadrada- carnavalizar as
páginas dos jornais. Cumprem
seu ofício.
Mas não é desejável, apesar
das dificuldades econômicas
atuais dos meios de comunicação, que estes façam concessões
que possam levar ao esfarelamento da tradicional e indispensável separação entre publicidade e notícia.
Texto Anterior: Erro escondido Índice
Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman,
ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br. |
Contatos telefônicos:
ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. |
|