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Os números do atendimento
Como mostra o quadro à direita, quase não resta mais espaço
para os e-mails ampliarem sua
participação no conjunto de
mensagens endereçadas à ombudsman.
Hoje, perto de nove em cada
dez leitores que me procuram o
fazem via Internet. O telefone, o
meio mais usado quando assumi
a função, em 1998, agora responde por cerca de 5% do total.
Sob vários aspectos, as coisas
melhoraram muito com a correspondência eletrônica. O número de manifestações aumentou mais de 50% em dois anos, e
o tempo de espera por resposta
diminuiu (isso vale tanto para
as que dependem exclusivamente de mim quanto para as que
demandam subsídios da Redação).
O e-mail, no entanto, tornou
mais frequentes as mensagens
anônimas. Costumo pedir ao leitor que se identifique da forma
mais completa possível. Ainda
que eu tenha por hábito preservar seu nome, e eventualmente
esclareça dúvidas de quem prefere manter-se anônimo, não dá
para trazer um caso à coluna se
não sei com quem estou falando.
Foram 2.170 manifestações de
abril a junho, 33% mais do que
no mesmo período do ano passado e 22% menos do que no primeiro trimestre.
O balanço do atendimento revela pouca alteração no que diz
respeito às áreas do jornal que
mais motivam comentários do
leitor (último item do quadro).
Mas, no ranking de protestos
mais frequentes (penúltimo
item), há algo a registrar sobre os
casos relativos a assinaturas (como estão fora da área de atuação da ombudsman, eles são enviados à diretoria responsável
com pedido de providências).
Embora permaneçam em segundo lugar, essas reclamações
reduziram a participação no total, como já havia acontecido no
balanço anterior. No primeiro
trimestre, sua fatia foi de 29%.
No segundo, de 19%.
Pelos meus cálculos, há no momento poucos casos antigos à espera de resposta. Repito o pedido
feito outras vezes: se o seu for um
deles, não deixe de me cobrar a
partir de amanhã.
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Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman,
ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br. |
Contatos telefônicos:
ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. |
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