São Paulo, domingo, 30 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Título do barulho

"Evangélico era gerente de Marcinho VP." O título, publicado em abertura de página no terceiro caderno de quarta-feira, provocou o maior barulho da semana na correspondência.
Leitores, a maioria praticante da religião, argumentaram que a condição de evangélico do líder comunitário André Fernandes, do morro Dona Marta, não era elemento essencial da notícia, e portanto não deveria estar no enunciado.
Um deles: "Ainda não vi manchete dizendo "católico chefia o tráfico" ou "espírita estupra e mata". E nem me interessa ver. Lamento que meu jornal cometa tamanha discriminação".
Sei que nem sempre é fácil definir em títulos um personagem que não pode ser chamado pelo nome, porque desconhecido do leitor, mas isso não justifica caracterizações inadequadas.
Também vale ressalvar que a condição de evangélico muitas vezes é informação relevante. Tome-se como exemplo o noticiário sobre o governo do Rio de Janeiro, em que o grupo tem participação de peso.
Mas, na história em questão, não há argumento sólido em defesa do título. Como escrevi na crítica interna, o protesto deve servir de alerta para que o jornal analise caso a caso e evite difundir preconceito.
Tão irados estavam os leitores que nem repararam em problema mais grave do enunciado: afirmou que André Fernandes era gerente do traficante de drogas, enquanto o texto deixava claro que essa é uma suspeita da polícia.


Texto Anterior: Renata Lo Prete: As duas faces de Elián
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.