São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Olimpíada
"Lula está apoiando uma eventual candidatura do Rio para sediar a Olimpíada de 2016 porque o mandato dele vai até o final de 2010. Os bilhões que serão gastos talvez sejam suficientes para combater a criminalidade e o narcotráfico, dar aumento para os militares, tirar as crianças das ruas e investir em educação."
JOSÉ EUSTÁQUIO SILVA (São Paulo, SP)

Escolas de medicina
"O jornalista Rogério Gentile ("Medicina paliativa", 10/8) colocou o "dedo na ferida" ao mencionar a proliferação abusiva de cursos de medicina no país. Boa parte deles não tem mínimas condições de funcionamento, segundo avaliação do próprio Ministério da Educação.
Faltou dizer que os médicos, por meio da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, têm lutado arduamente para barrar a abertura dessa modalidade de curso e buscar qualificação dos profissionais que já estão no mercado, através de mecanismos mais rigorosos de controle dos títulos de especialidade e das residências médicas.
Faltou também mencionar a absurda concentração de médicos na região Sudeste -segundo dados do próprio Ministério da Saúde, 134 mil profissionais em exercício, enquanto na região Norte há pouco mais de 10 mil especialistas."
OMAR GENHA TAHA , médico radiologista, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (Londrina, PR)

Trânsito
"A respeito da reportagem "CET adapta índices para "aliviar" trânsito" (Cotidiano de ontem), a CET informa que divulga diariamente os níveis de lentidão da cidade, os quais são veiculados por várias rádios. A cada meia hora, é apresentada a extensão da lentidão existente dentro da área monitorada pela CET. Esses números são o resultado de medição realizada sistematicamente pelos profissionais da CET e não admitem adaptação, distorção ou "maquiagem". Além disso, a imprensa tem acesso a um site da CET no qual é possível consultar on-line a lentidão na cidade, em cada região e nos principais corredores. Portanto, as informações ficam automaticamente disponíveis para a sociedade, sem nenhuma possibilidade de intervenção de outras áreas da empresa, exceto a área técnica.
Por sua posição transparente, a CET rejeita as acusações de manipulação de dados proferidas pela Folha."
ÁLVARO OLIVEIRA , assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes (São Paulo, SP)

Trânsito 2
"A nova lei que restringe a circulação de caminhões no centro expandido das 5h às 21h colocou as construtoras que tocam obras na região na inevitável ilegalidade: afinal de contas, é possível cruzar a linha que delimita a restrição, trafegar até a obra, estacionar o caminhão, descarregar e organizar a carga em apenas uma hora? Ou por acaso o Psiu foi revogado e "liberou geral" o barulho depois das 22h?"
ARMANDO FARHATE (São Paulo, SP)

Vereança F.C.
"O colunista Fernando de Barros e Silva, em seu artigo de ontem ("Ouro municipal", Opinião), compara um bloco de vereadores de pura fisiologia a um time de várzea. Discordo do colunista e acho que ele deveria pedir desculpas... aos times e atletas da várzea, que jogam por amor à camisa.
Em sua imensa maioria, essas equipes custeiam do próprio bolso uniformes, bolas e transporte e revelam muitos craques, que muitas vezes vão parar em times grandes, onde, aí sim, como o Centrão F.C., fazem parcerias nebulosas, compram juízes e, quando não se dão bem em suas maracutaias, caem para a segunda divisão."
JAIME BERTOLACCINI COSTA (Vargem Grande do Sul, SP)

Geórgia
"A Geórgia amarelou diante dos russos: assinou um cessar-fogo. Tivesse resistido mais um pouco, poderia deixar mal a Rússia. Acho que faltaram armas para a resistência. Bem que o Pentágono poderia ter mandado uns mísseis antiaéreos para a Geórgia. A aviação russa estava saliente demais para o meu gosto. Vendo ir abaixo alguns de seus aviões, acho que a Rússia recuaria.
O diabo é que Putin está indignado por causa do escudo antimísseis dos EUA que será instalado nas fronteiras russas. Aproveitará o conflito com a Geórgia para descarregar a raiva contida."
WALTER DWORAK FILHO (Porto Alegre, RS)

Patrocínio
"Em relação à reportagem "Empresas bancam evento do TRF na praia" (Brasil, ontem), a fabricante de cigarros Souza Cruz esclarece que seu patrocínio institucional para a realização do projeto "200 anos: da Corte à Corte - o Rio de Janeiro, o STF e mais cinco instituições que reinventaram o Brasil" foi realizado em plena conformidade com a lei.
Eventos como esse são oportunidade de debate e de reflexão sobre temas relevantes para a sociedade brasileira.
Portanto, a verdadeira razão de ser desse patrocínio, diferentemente do que insinuou a reportagem, é o direito de contribuir de maneira ética e transparente com o debate acadêmico enriquecedor do pensamento jurídico e, sobretudo, colaborar com a preservação de relevante capítulo da história nacional, da qual a empresa tem feito parte ao longo de seus 105 anos."
RAFAEL MACHADO , Cia. da Informação, assessoria de imprensa da Souza Cruz (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Rebeca Lerer: Messias, o profeta nuclear

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.