São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Primeira Página
A primavera chegou, e a Folha, como sempre sensacionalista e degradante, em vez de nos agradar com fotos coloridas e bonitas da natureza, homenageando a chegada da estação, optou por fotos de mau gosto e poses de erotismo. Parabéns à Folha por extrapolar ainda mais, com imagens e assuntos negativos, em vez de expor imagens positivas e de ter respeito com seus leitores.
PAOLO VALERIO CAPORUSCIO (São Paulo, SP)

 

A nudez é sempre transgressora e impactante, ainda mais quando vem de corpos enfermos, mas belos. Parabéns pela ousadia da Folha em estampar na Primeira Página os corpos nus.
LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)

Folhaleaks
Quero parabenizar a Folha por mais esta excelente iniciativa, que abre caminho para que os cidadãos honestos possam denunciar o que há de podre neste país.
Precisamos denunciar o que está acontecendo, pois os três Poderes que deveriam garantir o bom funcionamento do país não existem. O dinheiro os torna um só. Agem segundo seus próprios interesses Já que aqueles que elegemos não fazem o trabalho para o qual foram eleitos, vamos buscar ferramentas democráticas para denunciar, e a Folhaleaks pode ser esta bela ferramenta.
OSWALDO MUNTANI (São Paulo, SP)

Dólar
Srs. economistas, qual é o patamar ideal para a taxa de câmbio? Com o real valorizado, os exportadores reclamam. Se ocorre o contrário, os importadores se preocupam e há pressão na inflação. Alguma coisa está errada.
CELSO HELADIO ORTIZ (São Paulo, SP)

Câmara
Se dois congressistas bastam para aprovar projetos (Poder, 25/9), para que 513 deputados e 81 senadores? Deus do céu, o que fazer diante desses absurdos?
RADOICO CâMARA GUIMARãES (São Paulo, SP)

São Paulo
Ao fazer o histórico do PT nas eleições no município de São Paulo, a Folha (25/11) omitiu o melhor resultado obtido até hoje desde a fundação do partido, quando fui eleito senador em 2006 com 51,37% dos votos na capital. Portanto, se é o objetivo do PT alcançar o melhor resultado possível nas eleições para prefeito, considerar o meu nome é questão de bom senso.
EDUARDO MATARAZZO SUPLICY, senador (São Paulo, SP)

 

A eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2012 promete uma disputa de poder, não de competência. Lula quer enfiar goela abaixo do eleitor seu inexperiente candidato Fernando Haddad, ministro da Educação. Já o governador Geraldo Alckmin quer fazer média e colocar o também inexperiente deputado Bruno Covas. Meus senhores, vamos acordar: São Paulo precisa de candidatos que tenham competência e conheçam seus problemas.
IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

Greve
Conheci o ministro Paulo Bernardo e o atual presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, nas trincheiras da luta sindical dos bancários na década de 1980, na época em que a CUT e o PT eram de esquerda e intransigentes defensores dos trabalhadores.
Faltam-me palavras para expressar o que sinto ao assistir à triste atuação de ambos na atual paralisação dos carteiros do Brasil. Do alto de seus altos salários, privilégios e sinecuras, negam aos trabalhadores um irrisório aumento de R$ 200,00 e partem para medidas repressivas, igualzinho aos banqueiros contra os quais lutavam 30 anos atrás.
Isso me lembra a fábula "Revolução dos Bichos", de George Orwell, na qual os porquinhos lideram os animais em sua revolta contra os humanos, mas, depois de instalados no poder, passam andar sobre duas patas e a oprimir os outros animais.
GERARDO XAVIER SANTIAGO (Rio de Janeiro, RJ)

Colunistas
Li a coluna de domingo da ombudsman da Folha, Suzana Singer, e me confesso surpresa com as suas observações. Ao convidar os senadores Aécio Neves e Marta Suplicy e a ex-senadora Marina Silva para o quadro de articulistas, a Folha esperava deles, creio eu, justamente o que eles estão fazendo, que é escrever sobre política, em seus vários aspectos.
Por certo a Folha não esperava deles textos sobre nanociência ou partículas atômicas. Fica aqui o meu elogio à direção do jornal, que, ao convidar os políticos para seu quadro de colaboradores, deu exemplo de que abre espaço para a pluralidade de ideias.
ALINE CARDOSO (Belo Horizonte, MG)

Rock in Rio
Quem viu a primeira versão do Rock in Rio como eu, em 1985, com Ozzy Osbourne, Scorpions, Iron Maiden, Judas Priest, entre outras grandes atrações, hoje fica pasmo ao saber que vão lá, na versão 2011, nada mais nada menos do que Claudia Leite, NX Zero, Milton, bandas de forró etc.
Quanta decadência! Ainda bem que eu fui ao verdadeiro Rock in Rio! O slogan daquela época era: "Eu vou". Agora o slogan é: "Eu vou... ficar em casa escutando o bom e verdadeiro rock". Cadê as grandes atrações? Para ver essas mediocridades é melhor ficar em casa ouvindo Alice Cooper, Ozzy, Kiss, Deep Purple, Led Zeppelin, Dio, Slash, Beatles.
FERNANDO FARUK HAMZA (Rio de Janeiro, RJ)

 

Foi no mínimo imprudente a reportagem de ontem na Folha.com ("NX Zero sobe ao palco com Emicida no Rock in Rio"). Além de tecer inúmeros elogios de procedência duvidosa a uma banda notoriamente controversa, ignorou o fato de que parte do público vaiou o grupo -que também já havia sofrido retaliação na abertura de um show do Bon Jovi, em 2010. Gosto muito de ler a Folha, mas às vezes o jornal se precipita em erros complicados.
Não sou fã do NX Zero, porém respeito quem goste. O que não posso conceber é a falta de apuração dos fatos e a total parcialidade da jornalista ao tratar do assunto.
CAIO COLAGRANDE CASTRO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Eduardo Parajo: A internet brasileira em risco

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.