Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Itamaraty diz ser comum apoio a viagem não oficial

DE BRASÍLIA

O Instituto Lula informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que o ex-presidente procura as representações diplomáticas brasileiras "por uma questão de respeito e consideração".

A Folha questionou sobre o motivo de a assessoria não ter entrado em contato diretamente com as autoridades para solicitar os encontros.

"Quando viaja ao exterior, por uma questão de respeito e consideração, sempre contatamos a embaixada do respectivo país em Brasília e também a embaixada brasileira no país a ser visitado", afirmou a assessoria, em nota enviada à reportagem.

"O ex-presidente Lula recebeu apoio das embaixadas enquanto líder sindical, dirigente partidário, líder político, presidente da República e também agora como ex-presidente. Essa tem sido a tradição da diplomacia brasileira: apoiar autoridades e personalidades, nessas visitas", afirma a nota.

ITAMARATY

Procurado, o Itamaraty informou, num primeiro momento, que a resposta aos questionamentos da Folha seria dada pela Presidência da República. A assessoria de imprensa do Planalto informou em seguida que caberia ao Itamaraty prestar esclarecimentos sobre o assunto.

"É comum o apoio das repartições diplomáticas brasileiras no exterior a ex-presidentes em viagens que, apesar de não oficiais, contribuem para a divulgação do Brasil no exterior. O apoio na organização de agenda também é feito, por exemplo, a empresários em viagens de negócios", disse a nota enviada à Folha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página