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Agitação eleitoral esquenta mercado de consultoria política

DE SÃO PAULO

A agitação no cenário eleitoral esquentou o mercado de consultoria política e a venda de pesquisas que tentam reproduzir o resultado de Datafolha e Ibope antes que sejam divulgados.

Com essas sondagens em mãos, os operadores compram ou vendem ações antes que a pesquisa oficial venha a público, o que lhes daria vantagem sobre os demais investidores. As pesquisas mais elaboradas custam de R$ 150 mil a R$ 170 mil.

Corretoras e gestoras menores também tentam antecipar os movimentos com o serviço de consultores, que cobram de R$ 7 mil a R$ 9 mil por pacotes mensais de assessoria política.

O cientista político Alberto Almeida seria um dos principais fornecedores de levantamentos que prometem antecipar a tendência das pesquisas eleitorais. Procurado, ele não quis dar entrevista.

A especulação com ações chamou a atenção da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

No começo do mês passado, a entidade começou a monitorar o mercado para checar se investidores estão tendo acesso a vazamentos de pesquisas eleitorais.


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