Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Eleições 2014/Foco
Site oficial usa família para mudar imagem de Aécio
Vídeos de apresentação do candidato tucano ao Planalto exploram depoimentos de familiares e imagens de filhos
Lançado nesta terça-feira (15), o site oficial da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República explora, em diversas de suas principais ferramentas, a imagem do tucano como "pai de família".
Em três dos quatro vídeos dedicados à apresentação do mineiro são usadas imagens de sua filha Gabriela, de sua mulher, Letícia Weber, e uma animação em que ele está com os gêmeos Julia e Bernardo, recém-nascidos, no colo.
O perfil que a campanha faz de Aécio é um antídoto aos vários anos em que o tucano foi tido como um homem boêmio ou "bon-vivant" tanto por adversários como por aliados. Antes retratado como namorador, casou-se no fim do ano passado com Letícia, quando já despontava como presidenciável.
Sua vida privada é explorada por opositores desde que ele era governador de Minas Gerais. E a contraofensiva da campanha ocorre, agora, justamente no terreno em que os ataques mais pesados a Aécio são disseminados: a internet --ele foi o último entre os principais candidatos ao Planalto a lançar um site.
No fim do ano passado, o tucano iniciou uma série de processos na Justiça para identificar detratores que vinculavam, na rede, seu nome ao abuso de álcool e drogas.
Com o avanço das investigações --ficou provado que alguns dos ataques partiram de estruturas comandadas pelo PT--, a campanha do presidenciável mineiro deu início a uma nova fase, em que apresenta Aécio "oficialmente" na internet.
Um dia antes de lançar o site, Aécio estreou no Twitter, ferramenta na qual nunca havia postado. No portal, o time do tucano decidiu apostar na promoção de sua biografia. Há apenas duas menções críticas ao governo Dilma Rousseff (PT) na página principal.
O primeiro vídeo é uma coletânea de depoimentos da mãe, da mulher, da filha, de primos e da irmã de Aécio. O segundo, uma animação. Com jingle em ritmo de xote, diz que "Aécio é um cabra bom".
"Marido da Letícia, pai da Gabriela, da Julia e do Bernardo, neto do Tancredo [Neves]", diz o segundo verso. Há uma imagem do tucano com os dois bebês no colo: "Quem tem filho pequeno sempre olha lá na frente, pensando no futuro, e isso é bom pra nossa gente", conclui.
Mesmo o vídeo sobre a "trajetória política" do senador traz fotos dele com a filha e com a mulher grávida.
Adversário de Aécio na corrida presidencial, Eduardo Campos (PSB) também tem divulgado imagens da família em redes sociais. O nascimento do filho Miguel, em janeiro deste ano, foi divulgado à imprensa com fotos.
EQUIPE
Os principais criadores do site da campanha tucana foram os publicitários Zuza Nacif e Mino Mazzamati --este último havia trabalhado para o apresentador da TV Globo Luciano Huck, de quem Aécio é amigo. Ambos integram o time do marqueteiro Paulo Vasconcelos.
A montagem da página do tucano na internet foi supervisionada pela irmã do senador, Andrea Neves. Anunciado ainda na pré-campanha como responsável pela área digital, Xico Graziano, ex-presidente do Incra, acabou escanteado da função.
O site lançado por Graziano no início deste ano foi mal avaliado, e a cúpula da campanha de Aécio optou por profissionalizar a atuação na internet, montando um novo time. Oficialmente, Graziano permanece no cargo.