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Disputa por voto da classe média é mais acirrada na capital Apoio a Russomanno é maior na base da pirâmide social, e competição é mais dura nos segmentos intermediários No grupo que mais progrediu nos últimos anos, Haddad está na frente de Serra, que lidera na classe alta DE SÃO PAULONa corrida à Prefeitura São Paulo, a disputa pelo voto da classe média é mais acirrada do que nos extremos da pirâmide social, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha sobre a eleição na capital. O levantamento sugere que o líder da disputa eleitoral, Celso Russomanno (PRB), é mais bem votado entre eleitores que ainda batalham para vencer a pobreza do que nos segmentos da classe média que mais progrediram com o crescimento econômico do país nos últimos anos. De acordo com o Datafolha, Russomanno, que tinha 30% das intenções de voto no fim da semana passada, alcançava 40% na classe média baixa e 32% entre os excluídos na base da pirâmide. José Serra (PSDB), que aparece tecnicamente empatado com Fernando Haddad (PT) em segundo lugar, é o mais bem votado no topo da pirâmide, com 35% das intenções de voto dos eleitores da classe alta, segundo o Datafolha. A disputa é mais apertada na classe média intermediária, o grupo social que mais cresceu desde o início dos anos 2000, de acordo com a classificação do Datafolha. Eles representam hoje 29% do eleitorado de São Paulo. Russomanno tinha 31% das intenções de voto na classe média intermediária. Haddad aparece com 20% nesse grupo, à frente de Serra, que tem 16%. Na classe média alta, onde estão 21% dos eleitores, Serra aparecia tecnicamente empatado com Russomanno na semana passada. CONSUMIDORES Ao dividir os eleitores em classes sociais, o Datafolha leva em consideração a renda familiar, a escolaridade e a posse de bens de consumo. Ao fazer isso, o instituto oferece um retrato mais complexo dos diferentes grupos do que o oferecido por métodos tradicionais de classificação. O levantamento enfraquece uma das principais teses que surgiram para explicar a ascensão de Russomanno, segundo a qual muitos eleitores que progrediram e tiveram acesso a bens de consumo nos últimos tempos se identificaram com o candidato do PRB, que ficou famoso na televisão como defensor dos direitos do consumidor. Os números do Datafolha mostram que na classe média intermediária e na classe média alta, onde se encontram esses eleitores, Russomanno tem vantagem menor sobre os adversários do que na classe média baixa e entre os excluídos na base da pirâmide. Um estudo do Datafolha sobre a evolução das classes sociais no Brasil, concluído no início deste ano, mostrou que a participação da classe média na população brasileira aumentou de 57% para 63% desde 2001. O grupo dos excluídos foi reduzido de 33% para 28% no mesmo período. A pesquisa do Datafolha foi feita em parceria com a TV Globo. Foram entrevistados 1.799 eleitores, na quarta e na quinta-feira da semana passada. A margem de erro do estudo é de 2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. -
"[...] Vamos dizer não para mandatos sem dedicação ou improvisados..."
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