Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inaugurações em Porto Alegre atiçam rivais contra prefeito

José Fortunati (PDT), favorito à reeleição, promete mais entregas depois do pleito

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Com o prefeito José Fortunati (PDT) como favorito à reeleição, Porto Alegre vive uma onda de inaugurações perto do primeiro turno.

Nas últimas semanas, foram reinaugurados um espaço cultural fechado por sete anos e um hospital que não funcionava desde 2009.

A coincidência de datas passou a ser explorada pelos rivais do prefeito.

O hospital reaberto era gerido por uma universidade particular e interrompeu atividades por uma crise financeira na administradora.

A reabertura, no dia 28 passada, foi viabilizada por uma parceria entre município, Estado e governo federal.

A inauguração foi exibida no programa do prefeito na TV. No mesmo dia, entrou em funcionamento a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade. A abertura também foi mostrada na televisão.

Segundo o Datafolha, Fortunati pode vencer já no primeiro turno. A candidata do PC do B, Manuela D'Ávila, acusa o município de tocar uma "quantidade gigantesca" de obras agora porque "não fez o que devia". O PT, do candidato Adão Villaverde, fala em "oportunismo".

Antes da campanha, o prefeito motivou controvérsia ao promover um ato de entrega de um trecho de 416 metros de uma ciclovia, obra também usada em propaganda.

A legislação eleitoral proíbe o comparecimento de candidatos a inaugurações no período de campanha. A prefeitura não se manifestou.

Em debate na semana passada, Fortunati disse que as críticas sobre essas obras são uma "contradição" porque os adversários costumam tachar seu governo de lento. Falou ainda que mais projetos serão entregues após o pleito.

"Obras não são construídas da noite para o dia. Estão sendo inauguradas porque tinham planejamento", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.