Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Todos os caminhos do voto

Candidatos aumentam campanha na zona leste de São Paulo na reta final

BRUNA BORGES
PATRÍCIA BRITTO
DE SÃO PAULO

No último mês de campanha eleitoral, a zona leste de São Paulo se tornou a menina dos olhos dos principais candidatos a prefeito na cidade: Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT).

A região foi a mais visitada por Russomanno e Haddad em setembro e aparece em segundo lugar na lista de Serra.

O levantamento considera os compromissos divulgados pelas campanhas dos candidatos e não inclui encontros partidários nem debates.

O coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato, explica que o investimento na zona leste foi uma tentativa de recuperar espaço perdido para Russomanno no reduto petista. "A gente achou que tinha potencial de crescimento e investiu."

Edson Aparecido, coordenador da campanha de Serra, justifica o foco na zona leste por ser a região com o maior colégio eleitoral.

Procurada pela reportagem, a campanha de Russomanno não respondeu.

São nessas visitas que os candidatos conseguem se aproximar do eleitor, identificar onde o adversário está indo e explorar melhor as propostas de governo, segundo o cientista político Cristiano Noronha. "Os encontros ajudam a ampliar a percepção de quem é o eleitor."

Durante os três meses de campanha, Serra foi o candidato que teve menos compromissos. A campanha do tucano afirma que muitos não foram divulgados, por isso o número real seria maior.

No total, o centro foi o campeão de encontros. A região só abriga 3% do eleitorado, mas concentra grande fluxo de pessoas durante o dia. É também onde estão os comitês de campanha.

NA INTERNET
Mapa interativo
folhaspdados.blogfolha.uol.com.br/?p=634

-

TIMÃO
Na zona leste, onde Andres Sanchez tem andado com Haddad, 40% dos moradores são corintianos, segundo a pesquisa DNA Paulistano

BOA RECEPÇÃO
A região, aliás, é a única em que Chalita (PMDB) chega a 10% no Datafolha; ontem, ele visitou a área

6%
na zona leste têm renda superior a R$ 6.221 -único segmento de renda em que Serra lidera

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.